A Comissão de Planejamento Urbano, Obras e Transportes têm por finalidade promover estudos e debates, além de avaliar e gerar políticas públicas na sua respectiva área de atuação.

Segundo o Regimento Interno, compete à Comissão de Planejamento Urbano, Obras e Transportes emitir pareceres sobre proposições que tratem de: desenvolvimento e integração regional, organização municipal, urbanismo, planejamento urbano-rural, políticas de habitação, e na apreciação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado do Município e de Mobilidade Urbana, bem como, de serviços e concessões de transporte coletivo e individual de passageiros, controle e segurança do tráfego urbano, trânsito e obras viárias e afins, obras e serviços públicos em geral, concessão de uso de bens, e também à organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins. (art. 39)

É formada por vereadores titulares e suplentes, por um período de 2 anos. Na atual legislatura, é composta por:

Presidente

Walter Hayashi

Suplente: Dilermando Dié de Alvarenga

Relator:

Lino Bispo

Suplente: Roberto do Eleven

Membro:

José Dimas

Suplente: Prof. Calasans Camargo


Ao todo, a Câmara de São José dos Campos possui 8 comissões permanentes compostas de um presidente, um relator e um revisor (exceção feita à Comissão de Ética, composta por um presidente, um revisor e três relatores).