Profº Drº Antonio Carlos Machado Guimarães 

http://lattes.cnpq.br/6562302616644201

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1980), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor / pesquisador da Universidade do Vale do Paraíba, onde coordenou o Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (2007-9). Tem experiência na áreas de Antropologia e Sociologia Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura (memória e identidade urbanas), cidade, planejamento urbano, políticas públicas (saúde, educação e participação popular). Atuou como técnico junto à Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo, onde, entre outros, integrou as equipes de elaboração do Plano Diretor Estratégico (2002) e Plano de Subprefeituras deste município.


Profª. Drª. Cilene Gomes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785861Y0

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado (1994) e Doutorado (2001) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Pós-doutoranda do Laboratório de Psicologia Sócioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Pós-Doutoranda e Professora Colaboradora do Programa de Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba. Experiência no campo do ensino e da pesquisa, na área da arquitetura, do urbanismo, da geografia humana, com ênfase nos estudos urbanos e regionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação sócio-espacial brasileira, regionalização, urbanização, metropolização, regiões, rede urbana, teoria e história do urbanismo e da cidade, demografia, sociedade da informação, cidadania, geoinformação, geotecnologias, metodologia científica e psicologia sócioambiental.


Profª. Drª. Maria Angelica Toniolo

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723953E9

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Políticas e Desenvolvimento Internacional pela Duke University (1998) e doutorado em Políticas Públicas pela Indiana University (2004). É professor e pesquisador da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e cientista colaborador do Anthropological Center for Training and Research on Global Environmental Change (ACT), Indiana University. Tem experiência em Ciências Políticas e Ambientais, com ênfase em Análise Institucional e Teoria dos Recursos Comuns, atuando principalmente com os seguintes temas: governança multinível de recursos comuns, agricultura familiar, REDD+, dimensões humanas das mudanças ambientais globais e os efeitos das interações rural-urbano sobre os modos de vida e o meio ambiente.


Profª. MSc. Maria José Acedo del Olmo 

http://lattes.cnpq.br/9544488900392425

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), bacharel em História pela Universidade de São Paulo. Professor assistente da Universidade do Vale do Paraíba atua principalmente nas áreas de História Antiga, Medieval, Moderna e Teoria da História. Membro do IEV – Instituto de Estudos Valeparaibanos e Pesquisadora Colaboradora do Pro- Memória de São José dos Campos, atuando na linha de pesquisa: “História e Trabalho”. Tutora do Centro Universitário Claretiano.


Profª. Drª. Maria Tereza Dejuste de Paula 

 http://lattes.cnpq.br/3766650738752063

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1967), mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1974) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, ensino, avaliação da aprendizagem e do docente, formação do professor. Participou do Comitê Assessor do Programa de Avaliação das Universides Brasileiras (PAIUB) de 1994 a 1996. Foi diretora do Instituto de Ciências Humanas da Universidade do Vale do Paraíba de 1994 a 2000.


Profª. Drª. Paula Vilhena Carnevale Vianna

http://lattes.cnpq.br/9966662812057339

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1991), mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora de Saúde Coletiva e pesquisadora do Programa de Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Interesse especial na área de história das políticas de saúde e sua relação com o processo de urbanização e análises da regionalização do sistema de saúde.


Profº Drº Paulo Romano Reschilian

http://lattes.cnpq.br/0005870579926552

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (1982), graduação em Bacharel Em História pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004). É professor assistente doutor da Universidade de Taubaté atuando no Departamento de Arquitetura desde 1991. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Produção do Habitat e Planejamento Participativo, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e desenvolvimento urbano e regional, construção da cidadania, produção do habitat e ação pedagógica. Trabalhou na assessoria de Planejamento da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Taubaté (2001-2004, 2007-2010). Coordenou o projeto de elaboração do Plano Diretor do Município de Tremembé, SP (2006-2007), projeto financiado pelo Ministério das Cidades, da Ciência e Tecnologia e CNPq. É professor efetivo de Planejamento Urbano e Regional. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Taubaté. Inicio em agosto de 2008 no Programa de Pós Doutorado em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua desde agosto de 2009 como pesquisador e professor do Programa de Mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba, SP. É coordenador do Programa de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraiba (inicio 2014) Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano São José dos Campos (2014-2016).


Profº Drº Pedro Ribeiro Moreira Neto

http://lattes.cnpq.br/7406478621328602

Profissional multidisciplinar, arquiteto e urbanista pela FAU “Elmano Ferreira Veloso” – São José dos Campos (1970-1974) e Universidade Braz Cubas; especialização em Urbanismo – Centre de Recherche d’Urbanisme-CRU (Paris 1978); mestrado “Analyse Régionale et Aménagement de l Espace – Institut d’Etudes du Developpement Economique et Social – Université Paris I” (1980), doutorado “Géographie Humaine et Organisation de l’Espace – Institut de Geógraphie Université Paris I – Panthéon-Sorbonne” (1982) e História Social – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas FFLCH – Universidade de São Paulo-USP (2002). Atua também em Fotografia, Vídeo e Artes Plásticas, com interesse em temas sócio-culturais. Foi Secretário de Planejamento e Meio-Ambiente de Jacareí-SP 2001/2004. É produtor cultural, consultor, docente e coordenador do curso de Mestrado do Programa de Pósgraduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento BID / Mecanismo Independente de Consulta e Investigação MICI. Membro do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte SP.


Prof.ª Dr.ª Sandra Maria Fonseca da Costa

http://lattes.cnpq.br/4480639361832564

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), doutorado em Informação Espacial pela USP (1996), com estágio sandwich na University of New South Wales (1995). Fez seu estágio pós-doutoral na Indiana University no período 2007-2008. Atualmente é pesquisador associado do ACT – Anthropological Center for Training and Research e professor assistente doutor da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, planejamento urbano, geotecnologias, degradação ambiental e crescimento urbano.


Florisvaldo Gonçalves Fernandes
Assessor Legislativo da Câmara Municipal.


 

José Carlos de Oliveira
Servidor Público Municipal há 28 anos. Bacharel em Economia, exerceu o cargo de secretário Geral entre 05.05.1977 e se aposentou em 1º de janeiro de 2012. Participou da fundação e consolidação do projeto Pró-Memória.