O presente trabalho discute o processo recente da urbanização brasileira e as suas relações com as políticas públicas, associadas à expansão do turismo de negócios na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) – SP. Em específico, investiga-se a ampliação do parque hoteleiro no município de São José dos Campos – SP, a partir do início do século XX. A intensificação da urbanização no Brasil constitui-se um fenômeno socioeconômico importante, após 1950. As suas características são a manifestação de diferentes processos, muitas vezes com o incentivo de políticas públicas nacionais como, por exemplo, o Plano Nacional de Desenvolvimento (I e II PND), e regionais, como o Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (CODIVAP). Dentro dessa temática, buscou-se desenvolver uma abordagem que permitisse analisar e compreender a dinâmica socioespacial, relacionando-a a variáveis políticas, culturais, econômicas e físico-territoriais. Ressalta-se a discussão sobre a relação entre as políticas públicas nacionais, regionais e municipais, uma apresentação de dados estatísticos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do número de estabelecimentos de hospedagem e unidades habitacionais, segundo as principais capitais do território brasileiro e municípios que compõem a RMVPLN. A metodologia adotada para analisar a proposta do presente trabalho caracteriza-se como sendo exploratória, de abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, desenvolvida a partir de dados multifontes e multi bibliográficos, que permitiram averiguar as relações entre a elaboração de políticas públicas e o desenvolvimento da indústria do turismo de negócios no município de São José dos Campos. Como resultado, constatou-se que a concentração hoteleira em algumas regiões no Brasil, como respectivamente apresentados, foi o impulso da modernização de cidades e regiões, que passaram a gerar uma maior fonte de receita, fomentando empregos e oportunidades de desenvolvimento, crescimento local e produção social do seu espaço urbano.

Autor: Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand

Orientadora: Profª. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa.

Ano: 2018

Espaço Urbano e Hotelaria em São José dos Campos – Um Estudo de Caso Novotel