Esta Dissertação apresenta um estudo sobre a centralidade em São José dos Campos. É um estudo que aborda a formação do centro da cidade, suas características e expansão durante o século passado e início do século atual. Neste estudo verificou-se que até os anos 1960 o centro caracterizava-se como o local onde concentravam-se comércio, serviços e instituições públicas, sendo um local democrático, no sentido de que todos pudessem congregá-lo ao mesmo tempo. O crescimento populacional, observado a partir de 1950, quando a cidade começa a desenvolver atividades industriais, passava a exigir um aumento das demandas de comércio e serviços e a partir de uma determinação da legislação municipal é proposto uma expansão da centralidade que se concretizou no setor sudoeste ao centro, onde se localizavam bairros direcionados às camadas de renda média a alta e que mantinham proximidade aos bairros destinados predominantemente às camadas de alta renda. A expansão da centralidade neste setor acabou direcionando-a a atender demandas das camadas de renda elevada, formando um comércio e serviços diferenciados daqueles encontrados no centro (tradicional) da cidade. Nos anos 1990 a cidade começa a sofrer os reflexos da crise mundial dos anos 1970 e 1980, e o desemprego no setor industrial acentua-se. Para tentar reverter este quadro o Poder Público municipal incentiva, entre outros, a implantação de micro e pequenas empresas, incentiva a criação de centros empresariais e torna zona mista a maioria dos bairros da cidade, além de tornar zona mista algumas vias públicas. Neste contexto começa a ser observado o desenvolvimento de atividades não compatíveis com o uso residencial entremeadas aos bairros direcionados à população de mais alta renda que localizam-se na Região Oeste da cidade. No bairro Jardim Aquárius forma-se um cento empresarial com a implantação de vários edifícios de salas comerciais em suas principais avenidas e são instalados alguns edifícios do Poder Judiciário, que localizavam-se no centro. A introdução destes novos usos na Região Oeste indica que estaria ocorrendo uma nova expansão da centralidade na cidade.

Palavras-chave: centro, centro expandido, centralidade, camadas de mais alta renda.

Um Setor Urbano em Transformação – A Região Oeste de São José dos Campos – SP