O presente trabalho tem a proposta de relatar o cotidiano e a história do município de São José dos Campos/SP, por meio dos lugares, das nomenclaturas, das relações sociais e das mudanças físicas das ruas, avenidas, travessas e praças do município. O recorte espacial foi estabelecido a partir do perímetro central da cidade, tendo como base o núcleo de sua origem onde se concentram as vias mais antigas. A pesquisa, inserida no campo da História Social, tem como dimensão a história do cotidiano, com o objetivo de desvelar a história de São José dos Campos por meio da Toponímia, estudo linguístico que estuda os nomes geográficos, com o fim de entender o espaço por meio dos seus respectivos nomes e suas mudanças ao longo dos anos, buscando não só traçar uma linha cronológica das vias da cidade como relacionar os espaços com a dinâmica urbana. Esse estudo é parte de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa Pró-Memória de São José dos Campos, fruto de parceria com a Câmara Municipal, a Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Autor: Guilherme Augusto Escobar Nunes

Orientadora: Valéria Zanetti