Guardadas no Arquivo Público, imagens foram digitalizadas pelo Núcleo de Pesquisa Pró-Memória

Hoje em dia o aniversário de fundação de São José é festejado com uma programação que inclui apresentações musicais, corridas de rua e atividades recreativas em parques e praças. Mas sabe como era ou quer relembrar a comemoração do aniversário de São José há mais de 40 anos? Não precisa ir ao Arquivo Público procurar, pois o Pró-Memória disponibiliza acervo de fotos e outros documentos na internet.

O site do projeto, hospedado pela Câmara, publicou fotos do aniversário de 1976, quando o prefeito era Ednardo José de Paula Santos. Elas estavam guardadas em negativos no Arquivo Público e foram digitalizadas pelo Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, criado em 2004 por meio de um convênio entre Câmara, Univap e Fundação Cultural Cassiano Ricardo para promover a recuperação, a preservação e a divulgação da história do município.

Clique aqui para ver as 52 imagens do desfile de 209 anos de São José dos Campos feitas pelos fotógrafos da prefeitura na época.

O que está disponível a um clique

No acervo disponibilizado ao público pelo site do Pró-memória é possível pesquisar fotografias, edições de periódicos como o Correio Joseense, documentação forense durante os anos de 1803 a 1970, correspondências do gabinete do prefeito de 1905 até 1976, além de publicações acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, artigos, teses e dissertações e ainda a coletânea de livros com sete volumes “São José dos Campos – História e Cidade”.