Há 40 anos São José dos Campos sediou a competição conhecida como “Olimpíada Caipira”

A 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior, com a participação de cerca de 12 mil atletas de quase 200 cidades em 32 modalidades esportivas, termina neste domingo (26). Esse ano cinco cidades do ABC paulista sediam pela primeira vez de modo compartilhado a competição. São José dos Campos foi campeã duas vezes, em 1969 e 2014. A cidade também já foi sede, em 1967 e 1977. Fotos da cerimônia de abertura realizada há 40 anos integram o acervo do Arquivo Público e foram digitalizadas e disponibilizadas no site do Pró-Memória, que pode ser acessado pela página da Câmara. Para visualizar clique aqui.

Pró-Memória

O Núcleo de Pesquisa Pró-Memória foi criado em 2004 por meio de um convênio entre Câmara, Univap e Fundação Cultural Cassiano Ricardo para promover a recuperação, a preservação e a divulgação da história do município.

No acervo disponibilizado ao público pelo site é possível pesquisar fotografias, edições de periódicos como o Correio Joseense, documentação forense durante os anos de 1803 a 1970, correspondências do gabinete do prefeito de 1905 até 1976, além de publicações acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, artigos, teses e dissertações e ainda a coletânea de livros com sete volumes “São José dos Campos – História e Cidade”.

Para acessar o site do Pró-Memória, clique aqui ou no ícone na página principal da Câmara.