colonia de ferias banner1

Imagens relembram brincadeiras e atividades das crianças em férias escolares nos anos de 1985 e 1986

Na era em que crianças e adolescentes passam parte do tempo jogando videogame ou conectados à internet, o acervo de fotos do site do Pró-memória revela imagens de brincadeiras e atividades lúdicas da colônia de férias na década de 1980.

Há registros de 1985 e 1986 feitos pelos fotógrafos da prefeitura em locais como Vila Industrial e Jardim Satélite. As imagens resgatam brincadeiras e esportes para entreter e gastar a energia da criançada na época.

Ao longo dos anos, a administração municipal tem oferecido atividades esportivas e de recreação em espaços públicos dentro da programação das colônias de férias. Nas primeiras semanas de janeiro, cerca de nove mil pessoas participaram do programa “Brincando nas Férias”, segundo dados da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.

O acervo iconográfico do Pró-memória contém cenas cotidianas da cidade e da população, além de fotografias de atos administrativos, como visitas oficiais e reuniões de prefeitos.

Para acessar as imagens da colônia de férias, digite as palavras no campo de pesquisa da página, hospedada no site da Câmara, ou clique aqui.

Projeto

O Núcleo de Pesquisa Pró-Memória foi criado em 2003 por decreto legislativo e funciona por meio de convênio entre Câmara, Univap e Arquivo Público/Fundação Cultural Cassiano Ricardo para promover a recuperação, a preservação e a divulgação da história do município.

No acervo disponibilizado ao público pelo site é possível pesquisar fotografias, edições de periódicos como o Correio Joseense, documentação do Fórum durante os anos de 1803 a 1970, correspondências do gabinete do prefeito de 1905 até 1976, além de publicações acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, artigos, teses e dissertações e ainda a coletânea de livros com sete volumes “São José dos Campos – História e Cidade”.

Para acessar o site do Pró-Memória, clique aqui ou no ícone na página principal da Câmara.