cassiano ricardo

Há 50 anos São José tem semana comemorativa; exposição integra programação e pode ser visitada até janeiro

Hospedada no site da Câmara, a página do Pró-Memória disponibiliza em seu acervo iconográfico uma série de fotografias da casa de Cassiano Ricardo feitas em outubro de 1976, dois anos após a morte do poeta. Elas retratam o ambiente e objetos pessoais encontrados na casa dele.

Há 50 anos e sempre no mês de outubro, a cidade conta com a Semana Cassiano Ricardo, instituída pela lei municipal 378/1967 com o objetivo de promover atividades culturais em homenagem ao premiado poeta, jornalista e ensaísta joseense (1894-1974) que passou a integrar a Academia Brasileira de Letras em 1937. Este ano, a 51ª edição do evento vai até domingo (22).

Além do acesso virtual aos cliques feitos há mais de 40 anos, quem quiser ter contato presencial e interagir com a obra de Cassiano Ricardo pode visitar até 20 de janeiro de 2018 a exposição “Que é o poeta?”, no Museu Municipal, localizado no antigo prédio da Câmara. A exposição é dedicada à última fase do poeta, em que ele se aproximou do concretismo e da poesia práxis, movimentos de vanguarda das décadas de 1950 e 1960, depois de transitar pelo parnasianismo, simbolismo, modernismo. Veja fotos ao final do texto.

Pró-Memória

O Núcleo de Pesquisa Pró-Memória foi criado em 2004 por meio de um convênio entre Câmara, Univap e Fundação Cultural Cassiano Ricardo para promover a recuperação, a preservação e a divulgação da história do município.

No acervo disponibilizado ao público pelo site é possível pesquisar fotografias, edições de periódicos como o Correio Joseense, documentação forense durante os anos de 1803 a 1970, correspondências do gabinete do prefeito de 1905 até 1976, além de publicações acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, artigos, teses e dissertações e ainda a coletânea de livros com sete volumes “São José dos Campos – História e Cidade”.

Para acessar o site do Pró-Memória, clique aqui ou no ícone na página principal da Câmara.