Cerca de 30 mil documentos do Fórum estão sendo adicionados gradativamente no site

No novo site do Pró-Memória o Arquivo Público de São José começou a disponibilizar documentos do acervo do Fórum da Comarca de São José dos Campos. A coleção física, presente no Arquivo Público, é bastante abrangente e conta com três mil caixas com 30 mil documentações forenses durantes os anos de 1803 a 1970. Os papeis estão sendo adicionados gradativamente no site.

A documentação do Fórum enviada ao Arquivo Público ajuda a contar a história de São José dos Campos e registraram histórias de várias personalidades do município. Alguns documentos são tão antigos que datam do tempo da escravidão e abordam registros como compra e venda de escravos.

“Os documentos foram totalmente higienizados e é uma coleção muito extensa. Possui desde testamentos, inventários até processos relacionados a crimes”, explica Maria Aparecida Papali, professora e historiadora da Univap. “A documentação forense é responsável por boa parte da compreensão da história de São José dos Campos”, ressalta Papali.

A professora foi responsável pela criação do projeto, que contou com o apoio da Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Maria Aparecida Papali afirma que o projeto é importante, pois garante o direito à memória, presente na Constituição Federal do Brasil. “A sociedade tendo condições de acessar os documentos e conhecer a história do município é cidadania e direito. Os registros são imprescindíveis para a interpretação histórica de São José”.