foto-livro

Dividida em sete livros, série aborda temas históricos diferentes da cidade

O projeto Pró-Memória tem como principal objetivo estabelecer uma conexão entre a história de São José e sua população.  Essa iniciativa possibilitou a criação da coletânea de sete livros “História e Cidade”, resultado de pesquisas efetuadas pelo Pró-Memória e pelo curso de História da Universidade do Vale do Paraíba, Univap. Todos os sete livros já foram lançados e disponibilizados para o público joseense.

Coordenada pelas professoras e historiadoras Maria Aparecida Papali e Valéria Zanetti, do Laboratório de Documentação e Pesquisa Histórica da Univap, a coleção é dividida em sete temas históricos diferentes de São José dos Campos e promove o resgate da memória da cidade em vários aspectos. Os livros foram desenvolvidos por docentes e alunos do curso de graduação e pós-graduação da Univap.

Contando também com o patrocínio da Petrobrás, cada volume teve 1.500 exemplares impressos e distribuídos em escolas e bibliotecas. Em cada um dos sete exemplares, as coordenadoras puderam contar com a participação de professores, ex-alunos do curso de História da Univap, médicos e com depoimentos de moradores da cidade.

Todos os sete livros podem ser acessados e baixados diretamente do site do Pró-Memória. A professora Papali ressalta a importância da disponibilização online das obras: “A digitalização pelo site do Pró-Memória permite que esse conhecimento chegue a um maior número de pessoas”.

Terminado todo o trabalho e encerrado o ciclo, as professoras afirmaram que se surpreenderam positivamente com a procura das obras. “Alguns volumes estão esgotados e são comercializados em sebos como o segundo volume ‘Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder’. Existe interesse e procura; eu mesma fiquei sem um exemplar impresso”, brinca Valéria Zanetti.

Um registro da história

O primeiro volume da coleção, intitulado “Os Campos da Cidade: São José Revisitada”, foi lançado em março de 2009, seguido de “Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder”; “São José dos Campos: De Aldeia a Cidade”; “Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença”; “Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos”; “Escola e Educação em São José dos Campos” e “São José dos Campos: Cotidiano, Gênero e Representação”.

O último volume foi lançado em fevereiro deste ano em uma cerimônia na Univap. Os vereadores Dr. Roniel (PP) e Wagner Balieiro (PT) estavam presentes, assim como toda a equipe do Núcleo de Pesquisa e Documentação Histórica da Universidade.

Maria Aparecida Papali afirmou que o término da coletânea trouxe uma sensação de dever cumprido a toda a equipe. “Depois de muitos anos de trabalho, contando sempre com o apoio da Câmara e da Fundação Cassiano Ricardo, cumprimos nossa meta e deixamos para a cidade um importante registro de sua história”.

Volume I – Os Campos da Cidade: São José Revisitada

Volume II – Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder