Lei municipal motiva alunos a conhecer o trabalho legislativo pelo programa Visite a Câmara

Além de colégios, o projeto também recebe ONGs, associações e outras instituições

Os alunos foram recebidos pelo vereador Cyborg, autor da lei que veta a distribuição de canudos plásticos na cidade (Foto: Elizete Ferreira/CMSJC)

Um grupo de 19 alunos do 9° ano do Colégio Tableau, de São José dos Campos, conheceu as dependências da Câmara na última sexta-feira (9). O grupo, o primeiro a participar do programa Visite a Câmara após o retorno do recesso parlamentar, chegou ao legislativo motivado por uma lei municipal.

Desde janeiro deste ano, o colégio adotou como prática ecológica e sustentável a não utilização de canudos e objetos plásticos. Na mesma época, passou a vigorar a lei 9864/19, de autoria do vereador Cyborg (PV), que proíbe o fornecimento de canudos plásticos em hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares e similares que manipulam alimentos e bebidas na cidade.

Durante a visita, os alunos foram recebidos pelo parlamentar, no plenário Mário Scholz, e dialogaram por mais de uma hora a respeito do tema e também sobre o papel do vereador na cidade. Os estudantes conheceram também o Memorial Legislativo, instalado no hall de entrada da Câmara, e a galeria de vereadores que já cumpriram mandato parlamentar.

A estudante Giulia Roberta Mantovani Oliveira Ribeiro da Silva, de 15 anos, considerou a ida à Câmara oportuna para aprofundar o tema. “A visita é importante para a gente saber como funciona o governo da nossa cidade e aprender sobre as leis. Gostei quando fizemos a entrevista”.

O professor Elder Ricardo da Silva, responsável pelas disciplinas de História, Filosofia e Sociologia, também enfatizou a importância da visita ao Legislativo. “Trazer os alunos para conhecer os meios públicos e como eles funcionam vai ajudar a elucidar muitas coisas na cabeça deles, além de preparar para um futuro de decisões junto à comunidade e à cidade”.

Como agendar

O programa Visite a Câmara recebe grupos agendados para um tour guiado pelo Legislativo. Para agendar uma visita é necessário entrar em contato com a assessoria de Relações Institucionais da Câmara pelo e-mail visiteacamara@camarasjc.sp.gov.br e aguardar o retorno da equipe. Além de colégios, o projeto recebe também ONGs, associações e outras instituições.

Palavra(s)-chave(s): visita escolar, canudos