TV Câmara exibe programa com o ex-prefeito Bevilacqua

Histórias e Memórias relembra atuação como vereador, prefeito e deputado federal nas décadas de 1970 e 1980

TV Câmara exibe programa com o ex-prefeito Bevilacqua

Advogado, parlamentar, prefeito e professor de piano: fases de Bevilacqua. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

No programa Histórias e Memórias que a TV Câmara exibe nesta sexta (19) e sábado (20) o advogado joseense Joaquim Bevilacqua conta sua trajetória como vereador, prefeito e deputado federal nas décadas de 1970 e 1980.

Nascido na rua Dolzani Ricardo, ele morou a maior parte da infância e juventude na rua Vilaça, onde brincava de jogar bola de gude, taco e futebol. Começou a aprender piano aos cinco anos e, aos 12, concluiu o Conservatório Musical Santa Cecília. Com 14 anos foi estudar num internato no Rio de Janeiro, mas pediu aos pais e professores para voltar a São José e então foi aluno do colégio João Cursino. Graduou-se em Direito na Univap e advogou em São Paulo antes de entrar na política.

Eleito vereador em 1972, aos 28 anos, exerceu o mandato por dois anos (1973 e 1974) e logo se elegeu deputado federal. Em 1978 foi eleito prefeito no primeiro pleito após a recuperação da autonomia política municipal, durante a ditadura militar. A partir de 1986 atuou como deputado constituinte.

Ele relembra a rotina como parlamentar em Brasília e realizações na prefeitura como a mudança de sede para o Paço Municipal, o orçamento participativo, a criação da Associação dos Servidores – ASSEM, de um centro voltado a menores aprendizes, da empresa municipal de habitação, isenção no transporte coletivo para idosos, primeiras creches municipais, além do sistema de saúde com UBS (Unidade Básica de Saúde) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento), entre outras iniciativas.

Produzido em parceria com o Arquivo Público, com o intuito de resgatar a memória da cidade por meio da história oral, o programa vai ao ar nesta sexta (19) às 8h30, às 15h30 e às 20h e no sábado (20) às 17h. Assista também no canal da Câmara no YouTube.