Fundo Municipal de Saúde realiza audiência na Câmara para apresentar balancete

As contas dos quatro primeiros meses do ano foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde, em julho

Fundo Municipal de Saúde realiza audiência na Câmara para apresentar balancete

De janeiro a abril deste ano, a arrecadação na Saúde somou R$ 210,4 milhões (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Na última sexta-feira (5), a Câmara sediou audiência pública da Secretaria Municipal de Saúde para apresentação do relatório de prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2019. O balancete foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde (Comus), em junho.

De janeiro a abril deste ano, a arrecadação de recursos próprios e vinculados na Saúde somou R$ 210,4 milhões, sendo R$ 163 milhões provenientes do município e R$ 47,3 milhões vindos dos governos federal e estadual.

O orçamento da Saúde estimado para este ano é de R$ 704 milhões. “As contas estão equilibradas e dentro daquilo que foi projetado e definido no Plano Municipal de Saúde”, disse o chefe do Fundo Municipal de Saúde, José Aparecido Nunes, que fez a apresentação do balancete.

Nos quatro primeiros meses do ano, foram destinados R$ 147,3 milhões para o Hospital Municipal, Hospital de Clínicas Sul e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Alto da Ponte e do Putim.

Os serviços terceirizados, que incluem os contratos com o laboratório ValeClin e os hospitais Santa Casa e Pio XII, somaram R$ 104,9 milhões. No mesmo período, a despesa com a compra de medicamentos foi de R$ 10,2 milhões.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma população de 703.219 mil habitantes em São José dos Campos. Com base neste dado, a média de gasto por pessoa com os serviços públicos de saúde na cidade no 1º quadrimestre de 2019 foi de R$ 231,64.