Notícias

Médico especialista em Síndrome de Down faz palestra na Câmara neste sábado (8)

O pediatra Zan Mustacchi, especialista no assunto, vai dialogar com o público sobre tratamentos


Médico especialista em Síndrome de Down faz palestra na Câmara neste sábado (8)

A Síndrome de Down não é considerada uma doença e sim uma condição genética (Foto: Divulgação)

A Câmara sedia neste sábado (8) uma palestra sobre Síndrome de Down com o médico geneticista e pediatra Zan Mustacchi, que irá apresentar um panorama sobre os tratamentos destinados a crianças e jovens. O evento acontecerá no plenário Mário Scholz, das 8h30 às 12h30.

Organizado pela entidade Sinergia 21, de São José dos Campos, o evento tem o apoio da vereadora Juliana Fraga (PT), que é membro das Comissões de Educação e Promoção Social e de Justiça, Redação e Direitos Humanos. Ao fim da palestra, o médico fará um bate papo informal com o público presente para esclarecimento de dúvidas. 

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população. Não é considerada uma doença e sim uma condição genética.

O médico Zan Mustacchi é especialista no assunto. Foi o primeiro latino-americano a receber o prêmio científico do Dia Internacional da Síndrome de Down, em 2015, pela contribuição às pesquisas acerca do tema. Ele também foi premiado Personalidade do Ano de 2017 pelas ações inclusivas para pessoas com deficiência, oferecido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.

No Brasil, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3, o que faz alusão à trissomia do 21.


Palavra(s)-chave(s): Síndrome de Down, Zan Mustacchi