Vereadores entregam à prefeitura sugestões da população à lei de zoneamento

A Comissão de Planejamento Urbano da Câmara também recebeu moradores do Esplanada

Vereadores entregam à prefeitura sugestões da população à lei de zoneamento

Vereadores durante a entrega das sugestões à Prefeitura para a nova lei de zoneamento (Fotos: Elizete Ferreira e Flávio Pereira/CMSJC)

Na tarde desta sexta (31), vereadores integrantes da Comissão de Planejamento Urbano da Câmara entregaram ao secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara, as sugestões da população à revisão da lei de zoneamento (lei complementar 428/10, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo). Ao todo foram recebidas 214 propostas.

Entre os meses de abril e maio, os membros da comissão participaram de 10 reuniões, para organizar, detalhar, discutir e analisar as reivindicações de associações e moradores da cidade.

Os munícipes apresentaram propostas durante reunião pública, realizada na Câmara em 22 de abril, e também por meio de formulário online no site do legislativo municipal. Na página temática é possível acompanhar as notícias relacionadas ao assunto, acessar a lei em vigor, entre outras informações.

Durante a entrega do documento, os vereadores enfatizaram que é papel da Câmara envolver toda a comunidade nos debates sobre o zoneamento para assegurar que a lei atenda os interesses da população.

“Democraticamente, a Câmara fez o seu papel e eu fico feliz com a participação efetiva dos vereadores, sugerindo para que esse processo seja realizado com muito mais transparência”, disse o vereador Walter Hayashi (PSC), presidente da Comissão.

Para o vereador Dilermando Dié de Alvarenga (PSDB), “as 214 sugestões encaminhadas para a Câmara são importantes porque representam o sentimento da sociedade joseense”.

Já para o vereador José Dimas (PSDB), o debate sobre a lei de zoneamento é um processo que mexe e impacta a vida de toda população. “A gente se aproxima mais do que a cidade quer, como qualidade de vida e crescimento sustentável”.

O secretário de Urbanismo e Sustentabilidade parabenizou a Câmara pela inciativa e destacou que a lei de zoneamento deve ser construída de maneira democrática, de modo a garantir a participação popular no processo. “É um momento de colheita das expectativas da população, de como vão ficar os próximos caminhos para o desenvolvimento de São José dos Campos, e nada melhor do que os vereadores para também ajudar nesse processo”.

Compõem a comissão permanente de Planejamento Urbano, Obras e Transportes os vereadores Walter Hayashi (PSC), presidente; Lino Bispo (PR), relator; e os membros José Dimas (PSDB), Professor Calasans Camargo (PRP), Dilermando Dié de Alvarenga (PSDB) e Roberto do Eleven (PRB). O vereador Sérgio Camargo (PSDB) também acompanhou a reunião.

Esplanada

Na mesma sexta, pela manhã, os vereadores receberam representantes da Associação Amigos do Bairro Esplanada e Adjacências (AABEA). Além do Esplanada I e II, a área de cerca de 1.500 lotes, abrange bairros vizinhos como o Jardim Nova América.

Eles reivindicam a manutenção do zoneamento residencial e do número de corredores comerciais de baixo impacto já existentes, e se manifestaram contrários ao aumento das vias liberadas para comércio e serviço. Outra demanda é pela fiscalização de 50 imóveis não anistiados em uso irregular (no total são 71 em desconformidade com o zoneamento, porém 21 foram regularizados por leis de anistia).

Os moradores ainda deram sugestões para reorganizar o trânsito, como a implantação de áreas de embarque e desembarque dentro das escolas nas ruas Laurent Martins e Irmã Maria Demétria Kfuri. Segundo levantamento da AABEA, há 53 escolas na região.

Em 2016, a AABEA entrou com um pedido de tombamento do Esplanada como patrimônio urbanístico, que recebeu despacho de indeferimento na secretaria de Urbanismo alegando descaracterização do caráter residencial. Os representantes questionam o cálculo do grau de descaracterização, afirmando ser de 1,4% e não 21,1% como afirma o documento da prefeitura.

A associação defende que a manutenção da ocupação residencial e da área arborizada é importante para o microclima, prevenindo a ocorrência de ilhas de calor urbanas.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos

Palavra(s)-chave(s): zoneamento