Programa educativo produzido em parceria com o CASD estreia na TV Câmara

Videoaula é fruto de cooperação com curso preparatório gratuito para estudantes de baixa renda

Programa educativo produzido em parceria com o CASD estreia na TV Câmara

Assinatura do acordo de cooperação entre Câmara e CASD. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Nesta quarta (15), às 16h30, estreia na TV Câmara o programa "eduCASD", produzido em parceria com o CASD - Curso Alberto Santos Dumont. O objetivo é abordar conhecimentos de disciplinas exigidas nas provas vestibulares, como a matemática.

Os programas são divididos em duas partes: o professor inicia com uma breve explicação teórica dos conceitos que o estudante precisa conhecer para conseguir resolver o exercício. Em seguida, uma questão de prova é resolvida.

Na formalização do acordo de cooperação, nesta terça (14), o presidente da Câmara, vereador Robertinho da Padaria (PPS), ressaltou que a parceria contribuirá para democratizar o acesso ao estudo: “É uma nova ferramenta, disponível também pela internet, para ajudar o jovem sem condições financeiras a ingressar na faculdade”.

O presidente da comissão de Educação da Câmara, vereador Professor Calasans Camargo (PRP), lembrou a tradição do CASD na preparação dos estudantes da cidade para o vestibular e afirmou que “a parceria vem somar a esse importante trabalho desenvolvido pelos professores voluntários”.

O presidente do CASD, Ítalo Renan Lima Silva, agradeceu a oportunidade e confiança: “Para nós é uma honra concretizar esse projeto com a TV Câmara. A ideia surgiu como uma maneira de alcançar mais estudantes, superando limitações como espaço físico e mobilidade urbana”.

Fundado por alunos do ITA, o CASD conta com cerca de 150 voluntários que ministram mais de 800 aulas por mês para 700 alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Desde 1997, contribuiu para a aprovação de 2.500 jovens de baixa renda em faculdades públicas e de mais de 350 adolescentes em vagas no ensino técnico.

O "eduCASD" complementa a programação de cunho educativo-cultural da TV legislativa, veiculada pelos canais 7 (Net), 9 (Vivo) e pelo site da Câmara. Além da transmissão ao vivo e reprise das sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, a TV Câmara exibe programas jornalísticos e conteúdo informativo voltado à cidadania e preservação da memória da cidade.

A primeira videoaula é dedicada a uma operação matemática, a radiciação, e além de quarta às 16h30, vai ao ar também na quinta-feira às 8h; sexta às 12h30 e 22h; sábado 16h; domingo 11h30; segunda às 13h30 e terça às 22h30. O programa também ficará disponível nos canais da Câmara e do Casd no YouTube.