Câmara entrega título a enfermeira por trabalho social na área da saúde

Homenageada é idealizadora do projeto Mãos Amigas, que já atendeu mais de 1.500 pessoas na cidade

Câmara entrega título a enfermeira por trabalho social na área da saúde

A enfermagem é uma das paixões de Sonia Filipini, que vive em São José há mais de 30 anos (Foto: Elizete Ferreira/CMSJC)

A Câmara concedeu o título de cidadã joseense à enfermeira Sonia Maria Filipini, em cerimônia nesta segunda-feira (13). A entrega da honraria foi feita pelo vereador Dr. Elton (MDB), autor da propositura, durante evento que abriu a Semana da Enfermagem da Faculdade Anhanguera, no plenário Mário Scholz.

Na universidade, além de lecionar, coordena o programa de estágio do curso de Enfermagem e é a idealizadora do projeto Mãos Amigas, que já atendeu mais de 1.500 pessoas na cidade em um trabalho de inclusão social com cidadãos.

“A enfermagem é a minha paixão e me dedicar à saúde é uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Agradeço de coração este título, São José é minha cidade”, afirmou a homenageada, durante seu discurso na tribuna.

Natural de Careaçu (MG), chegou a São José dos Campos há cerca de 30 anos. Após a graduação, fez especialização em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP), Enfermagem do Trabalho pela Universidade de Taubaté (Unitau) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Atuou também como coordenadora do curso de especialização de saúde coletiva, com ênfase na estratégia de saúde da família o que lhe rendeu experiência na área, além do conhecimento em vigilância em saúde, bioética e saúde do trabalhador. É também uma das primeiras enfermeiras concursadas a ingressar no Hospital Municipal.

“É uma profissional exemplar, dona de bagagem curricular e de experiência incontestáveis na área da saúde. Com o ideal de se doar e de ajudar ao próximo, tem a capacidade de agregar, de despertar nos alunos a vontade de mudar a realidade à sua volta”, disse o vereador Dr. Elton, em reconhecimento aos serviços prestados pela homenageada.

Seus familiares, e também alunos, professores e funcionários da faculdade onde ela leciona, prestigiaram a cerimônia.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos