Reunião pública sobre a lei de zoneamento recebe mais de cem sugestões

Sugestões de moradores de todas as regiões e serão encaminhadas para análise e podem ser incorporadas à lei

Reunião pública sobre a lei de zoneamento recebe mais de cem sugestões

Moradores de diversas regiões da cidade se inscreveram para falar. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Mais de 350 pessoas participaram da reunião pública realizada pela Comissão de Planejamento Urbano, Obras e Transportes nesta segunda (22) no plenário da Câmara. Ao todo, 73 munícipes apresentaram oralmente sugestões à nova lei de zoneamento, em fase de elaboração. Mais 36 manifestações foram entregues por escrito durante a reunião.

Entre os pedidos, predominaram regulamentação da música ao vivo reivindicada por músicos e donos de bares e permissão de comércio de baixo impacto no bairro Esplanada. Outro grupo de moradores do bairro defendeu a manutenção da classificação residencial.

As solicitações trataram ainda de verticalização na região Norte e Vista Verde, equipamentos públicos no Urbanova, regularização de loteamentos clandestinos e do Banhado, mudança de classificação da Vila Betânia em função do adensamento urbano, restrição de empreendimentos imobiliários na região Sul.

Também foi pedida a revisão do cronograma de elaboração da nova lei de zoneamento para ampliar o prazo de participação popular.

Além das manifestações verbais, durante a reunião os participantes também puderam entregar sugestões por escrito e ainda serão recebidas por meio de formulário online no site da Câmara até 25 de abril.

As mensagens serão encaminhadas à Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade para análise de viabilidade técnica e ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), responsável por acompanhar o processo de revisão da legislação vigente (lei complementar 428/2010).

A comissão é formada pelos vereadores Walter Hayashi (PSC), presidente; Lino Bispo (PR), relator e os membros José Dimas (PSDB), Professor Calasans Camargo (PRP), Dilermando Dié de Alvarenga (PSDB) e Roberto do Eleven (PRB).

Também estiveram presentes à reunião os vereadores Amélia Naomi (PT), Cyborg (PV), Dulce Rita (PSDB), Marcão da Academia (PTB), Renata Paiva (PSD), Valdir Alvarenga (SD) e Wagner Balieiro (PT).

Participação online

No hotsite o internauta encontra o link para a lei vigente, notícias, reportagens da TV Câmara e outras informações, como o formulário para envio de sugestão até dia 25 de abril.