Programa Visite a Câmara recebe a primeira turma de 2019

Estudantes do colégio Plural conheceram o Legislativo e conversaram com um vereador

Programa Visite a Câmara recebe a primeira turma de 2019

Vereador recebeu os alunos no plenário e respondeu a perguntas sobre o trabalho no Legislativo (Foto: Elizete Ferreira/CMSJC)

A Câmara Municipal recebeu nesta quinta-feira (14) o primeiro grupo de alunos do programa “Visite a Câmara” de 2019. O objetivo é apresentar aos estudantes o papel do vereador, a importância do poder Legislativo para a cidade e reforçar o conteúdo aprendido em sala de aula.

Durante a visita, 32 estudantes do 3°, 4° e 5° ano do colégio Plural passaram pelo Memorial Legislativo no hall principal e conheceram as dependências da Câmara. No plenário, assistiram a um vídeo institucional e foram recebidos pelo vereador Dr. Elton (MDB), que participou de um bate-papo com os alunos, simulou uma sessão de Câmara e respondeu aos questionamentos.

A professora do colégio, Ana Paula Gomes, explicou que as crianças fizeram uma pesquisa antecipada sobre o Legislativo. “Consideramos importante a visita porque a função da Câmara Municipal faz parte do conteúdo aprendido em sala de aula, e vir aqui ajuda a complementar esse aprendizado, além de ser um exercício de cidadania”, acrescentou a professora.

Letícia Flores Barreiros, de 10 anos, gostou de saber que qualquer cidadão pode se tornar vereador. “Na escola eu já tinha aprendido que existem os três poderes”, completou a aluna.

Como agendar

A solicitação de visita escolar à Câmara deve ser feita pelo professor ou responsável pelo grupo. O programa também recebe ONGs, associações ou outras instituições. Para agendamento, entre em contato com a assessoria de Relações Institucionais da Câmara pelo e-mail visiteacamara@camarasjc.sp.gov.br e aguarde o retorno da equipe.

Programa Visite a Câmara

Alunos das escolas de São José dos Campos têm a oportunidade de aprender na prática como as leis municipais são criadas e de debater com os próprios vereadores problemas que acontecem no seu bairro ou na cidade. Dentro do programa de relacionamento com a comunidade, a Câmara recebe visitas de escolas públicas, particulares e também de associações e entidades em geral da cidade.

O programa Visite a Câmara tem o objetivo de promover uma integração com os estudantes e explicar o papel da Câmara no desenvolvimento da cidade.

Nas visitas monitoradas, os estudantes conhecem o Memorial do Legislativo, conversam com vereadores e assistem a um vídeo institucional que fala sobre o papel e a importância do Legislativo na vida de São José dos Campos.

Palavra(s)-chave(s): visita escolar