Marli Breda conta curiosidades sobre a Biblioteca Municipal na TV Câmara

Bibliotecária há 26 anos gravou depoimento para o programa Histórias e Memórias

Marli Breda conta curiosidades sobre a Biblioteca Municipal na TV Câmara

A bibliotecária guarda muitas lembranças do contato com as pessoas motivado pelos livros. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Formada em Letras e Secretariado, Marli Breda conta que era “rata de biblioteca” desde os 10 anos de idade e por isso prestou concurso para trabalhar na Biblioteca Municipal, em 1993. Aprovada, mudou-se de Araras (SP), onde nasceu, para São José dos Campos, cidade que conheceu por intermédio de um namorado.

Marli lembra que quando chegou ao município as pessoas se encontravam no cinema do centro e ela gostava de passear no Banhado no final da tarde.

A servidora acompanhou as mudanças tecnológicas na Biblioteca ao longo dos 26 anos de trabalho. “Antes era tudo manual, a carteirinha, ficha de autor, de assunto, título, tudo feito na máquina de datilografia e arquivado no fichário”, diz, lembrando que em 1998 começou a informatização do sistema.

Do que Marli mais gosta de trabalhar na biblioteca é o contato com as pessoas, às vezes gerações de uma família. E os frequentadores assíduos – há até quem vá à biblioteca diariamente. E não apenas para emprestar livros; alguns leem revista, outros levam materiais de estudo. “Todo mundo tem uma história por trás do interesse por um livro, uma fase na vida, seja um estudante se preparando para o vestibular ou quando nos pedem uma indicação”.

A bibliotecária conta essa e outras curiosidades no programa Histórias e Memórias que a TV Câmara exibe nesta quinta (14) às 8h30 e sexta (15) às 15h30, com reprises ao longo da programação.

Lendas

O programa Com a Palavra, que a TV Câmara exibe nesta quinta (14) às 12h30, entrevista Sônia Gabriel, autora de Mistérios do Vale. A historiadora e pesquisadora mineira, que veio para São José dos Campos com um ano de idade, fala sobre a paixão pelas lendas do Vale do Paraíba e pela cultura popular. Também comenta a obra que reúne diversas lendas folclóricas, como a do lobisomem e do corpo seco. Reprise na sexta às 16h30; sábado às 18h30 e domingo às 13h.