Câmara sedia palestra do Procon sobre educação financeira

Idosos receberam orientações sobre golpes no empréstimo consignado

Câmara sedia palestra do Procon sobre educação financeira

Público lotou o auditório da Câmara para ouvir dicas de educação financeira e receber orientações sobre direito do consumidor (Elizete Ferreira/CMSJC)

Uma palestra gratuita sobre “Direitos Básicos do Consumidor e Educação Financeira” atraiu cerca de 100 pessoas, a maior parte idosos, ao auditório Mário Covas na Câmara, nesta terça-feira (12). O público presente recebeu orientações específicas de técnicos do Procon Municipal sobre a contratação de empréstimo consignado.

A ideia surgiu após excessivas reclamações no órgão sobre descontos indevidos em contas bancárias, benefícios e aposentadorias. Nos dois primeiros meses de 2019, o Procon da cidade registrou 180 atendimentos de queixas relacionadas a instituições financeiras – número quase dez vezes maior se comparado ao ano passado, que anotou 19 atendimentos de reclamações sobre o mesmo assunto.

A diretora do Procon Municipal, Jaqueline Bueno Ignácio, informou que realizará uma ação conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vai acionar o Ministério Público para abrir investigação no sentido de tomar providências contra possíveis fraudes. “As empresas identificadas serão multadas e o valor recolhido vai compor o fundo municipal do consumidor e será usado na promoção de políticas públicas voltadas para o consumidor”.

Durante o encontro, os palestrantes alertaram os idosos sobre como proceder em caso de golpe na contratação do serviço, e também prestaram esclarecimentos sobre os direitos do consumidor e a importância do consumo responsável para evitar o endividamento.

O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional de Direito do Consumidor, celebrado dia 15 de março. O consumidor que se sentir lesado ou precisar de informações deve procurar o Procon Municipal que fica na Rua Paulo Setúbal, 200, no Jardim São Dimas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelos telefones 151 ou 3909-1440.

Conciliação

As atividades do Procon continuam nesta sexta-feira (15), Dia do Consumidor, com um mutirão de audiências de conciliação, às 14h, na faculdade de Direito da Univap, na região central. Cem processos já abertos no órgão municipal serão levados para tentativa de acordo, mediados por estudantes do sétimo ao nono ano de Direito. O objetivo é solucionar as pendências entre as partes e evitar o prolongamento do conflito.

Palavra(s)-chave(s): Procon, consumidor