Vereadora propõe atendimento de fono e oftalmo para alunos de escolas municipais do 1º ano

O objetivo é diagnosticar alterações na fala e na visão e encaminhar para tratamento

Problemas na visão e na fala podem prejudicar o aprendizado e o desempenho escolar. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

O projeto de lei 504/18, apresentado pela vereadora Juliana Fraga (PT), autoriza a prefeitura a dispor de atendimento profissional em fonoaudiologia e oftalmologia para todos os alunos ingressantes no primeiro ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal de ensino.

A finalidade é detectar alterações que afetem a competência linguística, comunicativa e a visão do aluno. Segundo a proposta, as crianças que forem diagnosticadas deverão ser encaminhadas para tratamento na rede pública de saúde com prioridade.

O projeto foi lido na 78ª sessão ordinária, em dezembro, e o prazo para apresentação de parecer pelos relatores das comissões de Justiça e Redação, Saúde e Educação vai até 8 de fevereiro.