Projeto quer combater desperdício com aulas de como reaproveitar alimentos

Cursos devem ser ministrados por nutricionistas em comunidades e entidades da cidade

Projeto quer combater desperdício com aulas de como reaproveitar alimentos

Objetivo é conscientizar a população sobre o desperdício de alimentos e ensinar receitas aproveitando cascas e talos. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

O projeto de lei 456/2018, de autoria do vereador Marcão da Academia (PTB) autoriza a prefeitura a criar cursos de aproveitamento integral dos alimentos. As aulas seriam ministradas por nutricionistas em entidades sociais, comunidades religiosas, comunidades carentes, associações e ONGs.

De acordo com o autor, a finalidade é ensinar “receitas que utilizam alimentos sazonais, cascas, talos, folhas e ramas” e assim combater o desperdício de alimentos. Na justificativa, o vereador menciona estimativas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO): “A cada ano 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos no planeta, cerca de 30% do total produzido. No Brasil, dos 268 milhões de toneladas de alimentos disponíveis em 2013, 26,3 milhões, ou quase 10%, foram perdidos. Diante deste quadro, torna-se imprescindível a conscientização da população sobre a necessidade de novos hábitos de consumo”.

A proposta foi lida na 72ª sessão, em novembro, e recebe parecer das comissões de Justiça e Redação, Saúde e Economia.