Projeto quer levar pediatra a creches municipais para prevenção de doenças infantis

Objetivo é o acompanhamento da saúde das crianças por equipe multidisciplinar

Equipe fará avaliação de peso e altura dos alunos das creches municipais e conveniadas. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Tramita na Câmara o projeto de lei 497/2018, do vereador Maninho Cem por Cento (PTB), que pretende instituir um programa de atendimento médico nas creches municipais e conveniadas para prevenção de doenças infantis.

De acordo com a proposta, uma equipe multidisciplinar formada por servidores da prefeitura como médico pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem fará visitas previamente programadas às creches. As secretarias de Saúde e Educação deverão atuar em conjunto no programa.

Os profissionais deverão realizar avaliação ponderal (registrando peso e altura); atualização de vacinas e passar orientações preventivas aos professores, que poderão repassá-las aos pais dos alunos.

O autor justifica a necessidade desse acompanhamento tendo em vista que “os pais dos alunos trabalham o dia todo e nem sempre conseguem folgas para levar seus filhos a consultas médicas periódicas com pediatras”.

O projeto foi lido na 76ª sessão, em dezembro, e está em prazo de receber pareceres das comissões de Justiça e Redação, Saúde e Economia.

Palavra(s)-chave(s): creche, pediatra