Projeto dispõe sobre câmeras de segurança em escolas do município

Proposta do vereador Juvenil Silvério (PSDB) visa combater casos de violência no ambiente escolar

Projeto dispõe sobre câmeras de segurança em escolas do município

Projeto está tramitando na Câmara (Foto: Flávio Pereira/CMSCJ)

Um projeto de lei (PL 448/2018) apresentado pelo presidente da Câmara, vereador juvenil Silvério (PSDB), trata da instalação de câmeras de segurança nas escolas do município.

A proposta estabelece que as escolas poderão dispor de câmeras externas e internas nas salas de aula para monitoramento de segurança. As externas deverão servir para monitorar as entradas do prédio escolar e a via pública, garantindo visão de 180 graus. As imagens gravadas terão que ser armazenadas por um período mínimo de cinco dias.

Na justificativa do projeto, o vereador Juvenil Silvério esclarece que as câmeras não têm o intuito de interferir no trabalho do professor em sala de aula, mas de combater episódios de violência física e verbal no ambiente escolar garantindo a segurança dos alunos, professores, funcionários, além da preservação patrimonial.

A justificativa também destaca uma pesquisa sobre violência nas escolas brasileiras que aponta que 50% dos episódios ocorrem nas salas de aula e nos pátios.