Câmara sedia apresentação da Operação Verão pela concessionária de energia

Objetivo do encontro foi integração entre organizações e poder público

Câmara sedia apresentação da Operação Verão pela concessionária de energia

Representante do Corpo de Bombeiros fala durante evento no auditório da Câmara. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Nesta quinta (6), representantes do poder público da região, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros assistiram a uma apresentação no auditório da Câmara sobre os preparativos feitos em toda a região do Vale do Paraíba pela concessionária de energia, EDP, para o verão, período em que há maior demanda e aumentam as ocorrências causadas por tempestades. Chuva, vento e raios podem afetar a rede aérea de transmissão e distribuição.

No litoral norte, o foco da operação é nos picos de consumo por conta dos cerca de 2,5 milhões de turistas esperados até o Ano Novo, e que chegam a triplicar a demanda. Equipes da empresa ficarão de prontidão para atendimento.

O capitão Bernardes, do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos ressaltou a importância de integração entre as organizações e destacou a realização de treinamentos de salvamento em enchentes. “O sistema de energia é crucial em uma situação de emergência, quando há vidas em risco” afirmou.

Segundo o gerente operacional da EDP Valdir Korchak, ao longo do ano a concessionária investiu mais de R$ 300 milhões em manutenção preventiva, inspeção da rede, ampliação da automação e tecnologias para proteção e identificação de defeitos, a fim de reduzir as ocorrências e limitar o impacto.

Além das intempéries climáticas, a vegetação também pode causar problemas. Por isso, a empresa afirma ter realizado 485 mil podas em 2018 nas 28 cidades da área de concessão.

Além de representantes da prefeitura de São José, como o secretário de Manutenção da Cidade Ricardo Minoru, de Jacareí e de Jambeiro, também participaram a Sabesp, o Sindicato Rural e o vereador José Dimas (PSDB).

Palavra(s)-chave(s): EDP, energia, operação verão