Reunião na Câmara discute nova linha de transmissão de energia elétrica no Vale

Requerimento do vereador Sérgio Camargo (PSDB), solicitando informações resultou na reunião

Reunião na Câmara discute nova linha de transmissão de energia elétrica no Vale

O vereador Sérgio Camargo e representantes da Transmissora Serra da Mantiqueira (TSM)

O vereador Sérgio Camargo (PSDB) se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com representantes da Transmissora Serra da Mantiqueira (TSM), a fim de obter informações sobre o contrato de concessão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para uma nova linha de transmissão de energia elétrica, prevista para passar pelo Vale do Paraíba. A linha virá da Usina de Belomonte, em Altamira (PA) para região Sudeste.

A reunião resultou de um requerimento feito pelo parlamentar em que solicita informações referentes ao licenciamento ambiental da obra, que está sendo elaborado pelo Ibama. “Precisamos saber quais os impactos positivos e negativos que o projeto deve trazer pra nossa cidade, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente e à geração de empregos”, destacou o vereador Sérgio Camargo.

A Linha de Transmissão 500kV Fernão Dias foi concedida pela Aneel em 2017, através de licitação, à Alupar (holding que atua no setor de geração e transmissão de energia elétrica). A obra está sendo executada pelo consórcio TSM. Ela começa em Paracambi, no Rio de Janeiro, e corta o Vale do Paraíba, passando por 19 cidades, incluindo São José dos Campos, até chegar em Atibaia. O investimento será de R$ 889,04 milhões para o prazo de realização da obra em até 60 meses. A concessão tem duração de 30 anos.

A obra total terá uma extensão de aproximadamente 330 km, sendo que em São José dos Campos, a região Norte e o distrito de São Francisco Xavier devem ser os mais impactados. “Um dos critérios principais levados em consideração na elaboração do projeto é o menor impacto nas áreas de preservação, além dos impactos sociais para as comunidades que vivem nas áreas onde a obra deve passar”, afirmou o diretor administrativo da TSM, João Eduardo Greco Pinheiro.

Greco afirmou ainda que já se reuniu com representantes a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da prefeitura de São José dos Campos e que a empresa está disposta a participar de audiências públicas na cidade a fim de apresentar o projeto e esclarecer eventuais dúvidas em relação à obra.

O vereador Sérgio Camargo disse que irá acompanhar todo o processo e se colocou à disposição para que São José dos Campos receba as audiências públicas.

Palavra(s)-chave(s): Energia elétrica, Aneel