Câmara homenageia Instituto Alpha Lumen com medalha de Mérito Educacional

Autor da homenagem, o vereador Fernando Petiti destacou os projetos sociais e educacionais desenvolvido pela instituição

Câmara homenageia Instituto Alpha Lumen com medalha de Mérito Educacional

A homenagem teve a presença de mais de 200 pessoas (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

A Câmara Municipal outorgou a Medalha “Mérito Educacional Professor Everardo Miranda Passos” ao Instituto Alpha Lumen, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (13) com a presença de mais de 200 pessoas. A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando Petiti (MDB) e aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara.

O vereador Fernando Petiti fez um resumo da história e dos projetos sociais e educacionais desenvolvidos pelo Instituto Alpha Lumen (IAL). Destacou que sempre acompanha os eventos promovidos pelo instituto e é “fã” da metodologia pedagógica e dos projetos.

No evento, aprendizes e ex-aprendizes oriundos da escola pública deram depoimentos sobre como IAL abriu oportunidades e mudou a visão de mundo deles. Falaram ainda sobre o desejo de melhorar a educação brasileira e transformar a realidade dos jovens. Vários alunos e familiares também se manifestaram sobre a relação deles com a escola.

A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Silvestre, destacou o apoio da instituição ao Projeto Decolar, que está sendo retomado pela prefeitura.

Após receber a medalha, a fundadora do instituto, Nuricel Villalonga Aguilera, agradeceu o apoio do vereador Fernando Petiti e o envolvimento de  toda a equipe, alunos, ex-alunos e familiares. “Estou muito feliz de construir esse legado junto com vocês. As pessoas merecem isso, o nosso país merece”, afirmou.

O Instituto Alpha Lumen (IAL)  teve origem com a ONG “ Escola Aberta ”,em 2006, que desenvolvia projetos sociais com estudantes talentosos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Em 2009, a sede foi transferida para São José dos Campos e, em 2013, foi fundado Instituto Alpha Lumen.

A instituição de ensino fundamental e médio oferece bolsa de estudo a alunos da rede pública e trabalha o empreendedorismo no seu método pedagógico. O IAL também desenvolve projetos com o objetivo de despertar o interesse dos jovens e crianças pela ciência e a tecnologia. Entre os projetos estão o evento Science Days Brasil o Robotruck, caminhão que percorre escolas públicas, oferecendo oficinas de robótica. A escola tem ex-alunos aprovados nas melhores universidades brasileiras e internacionais.

A mesa de autoridades da solenidade foi composta pelos fundadores do IAL Nuricel Villalonga Aguilera e Odir Augusto Guerreiro; a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Silvestre; Flávia Lorenzi, do Instituto Embraer e diretora da Alpha Internacional; Roberto Stempniak, coordenador do projeto “Ciência no Parque”;  Mateus Santoro, aluno do ITA e presidente da Ong Enactus; João Goes, vice-presidente da Alpha Ex; José Lucivaldo Leite, diretor pedagógico do IAL; Yuri Duarte e Lucas Gabriel, coordenadores do IAL.