Notícias

Câmara homenageia Instituto Alpha Lumen com medalha de Mérito Educacional

Autor da homenagem, o vereador Fernando Petiti destacou os projetos sociais e educacionais desenvolvido pela instituição


Câmara homenageia Instituto Alpha Lumen com medalha de Mérito Educacional

A homenagem teve a presença de mais de 200 pessoas (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

A Câmara Municipal outorgou a Medalha “Mérito Educacional Professor Everardo Miranda Passos” ao Instituto Alpha Lumen, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (13) com a presença de mais de 200 pessoas. A homenagem foi proposta pelo vereador Fernando Petiti (MDB) e aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara.

O vereador Fernando Petiti fez um resumo da história e dos projetos sociais e educacionais desenvolvidos pelo Instituto Alpha Lumen (IAL). Destacou que sempre acompanha os eventos promovidos pelo instituto e é “fã” da metodologia pedagógica e dos projetos.

No evento, aprendizes e ex-aprendizes oriundos da escola pública deram depoimentos sobre como IAL abriu oportunidades e mudou a visão de mundo deles. Falaram ainda sobre o desejo de melhorar a educação brasileira e transformar a realidade dos jovens. Vários alunos e familiares também se manifestaram sobre a relação deles com a escola.

A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Silvestre, destacou o apoio da instituição ao Projeto Decolar, que está sendo retomado pela prefeitura.

Após receber a medalha, a fundadora do instituto, Nuricel Villalonga Aguilera, agradeceu o apoio do vereador Fernando Petiti e o envolvimento de  toda a equipe, alunos, ex-alunos e familiares. “Estou muito feliz de construir esse legado junto com vocês. As pessoas merecem isso, o nosso país merece”, afirmou.

O Instituto Alpha Lumen (IAL)  teve origem com a ONG “ Escola Aberta ”,em 2006, que desenvolvia projetos sociais com estudantes talentosos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Em 2009, a sede foi transferida para São José dos Campos e, em 2013, foi fundado Instituto Alpha Lumen.

A instituição de ensino fundamental e médio oferece bolsa de estudo a alunos da rede pública e trabalha o empreendedorismo no seu método pedagógico. O IAL também desenvolve projetos com o objetivo de despertar o interesse dos jovens e crianças pela ciência e a tecnologia. Entre os projetos estão o evento Science Days Brasil o Robotruck, caminhão que percorre escolas públicas, oferecendo oficinas de robótica. A escola tem ex-alunos aprovados nas melhores universidades brasileiras e internacionais.

A mesa de autoridades da solenidade foi composta pelos fundadores do IAL Nuricel Villalonga Aguilera e Odir Augusto Guerreiro; a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Silvestre; Flávia Lorenzi, do Instituto Embraer e diretora da Alpha Internacional; Roberto Stempniak, coordenador do projeto “Ciência no Parque”;  Mateus Santoro, aluno do ITA e presidente da Ong Enactus; João Goes, vice-presidente da Alpha Ex; José Lucivaldo Leite, diretor pedagógico do IAL; Yuri Duarte e Lucas Gabriel, coordenadores do IAL.

 



Galeria de Fotos

  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
  • Galeria de Fotos
Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos