Câmara concede título de Cidadão Joseense para padre José Afonso de Souza

Entrega da honraria ocorreu durante missa de jubileu de prata de sacerdócio, em São Francisco Xavier

Câmara concede título de Cidadão Joseense para padre José Afonso de Souza

Padre Afonso exibe o título recebido das mãos de Wagner Balieiro (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal outorgou o título de Cidadão Joseense ao padre José Afonso de Souza, em cerimônia realizada no domingo (18), na Igreja de São Francisco Xavier, e reuniu cerca de 1.500 pessoas. A homenagem foi proposta pelo vereador Wagner Balieiro (PT) e aprovada pela Câmara Municipal no ano passado (PDL 21/2017).

A entrega do título de Cidadão Joseense, a maior honraria concedida pelo Legislativo Municipal, ocorreu durante a missa especial em homenagem aos 25 anos de sacerdócio de padre Afonso e contou com a participação de outros 11 padres de São José dos Campos, além de diáconos, seminaristas e do vereador José Dimas (PSDB).

Durante o evento, houve a exibição de um vídeo contando a trajetória sacerdotal de José Afonso de Souza, além de depoimentos, como o de Dom Leonardo Steiner (secretário geral da CNBB - Congregação Nacional dos Bispos do Brasil) e padre Paulo Renato (assessor política da CNBB), e ainda foram lidas mensagens de parabenização, como a de Dom Pedro Casaldáliga, que completou 90 anos de idade, sendo boa parte em missão em São Félix do Araguaia, Mato Grosso, onde vive até hoje.

Nascido na cidade de Lagoinha (SP), em 28 de julho de 1965, Padre Afonso está em São José dos Campos desde 1982, já tendo passado por algumas paróquias da cidade. Em sua trajetória sacerdotal, tem grande destaque o trabalho exercido na Pastoral Carcerária, com reconhecimento inclusive da ONU (Organização das Nações Unidas), no final na década de 1990, além do trabalho em favor de povos indígenas e dos menos favorecidos.

Ao entregar o título, Wagner Balieiro agradeceu a Padre Afonso pelo belo trabalho de evangelização. “Conversando com outros vereadores pensamos em fazer essa homenagem por ocasião dos seus 25 anos de caminhada, para retribuir toda essa história do padre Afonso. O título é uma retribuição de todo o povo joseense por essa parceria e por você alimentar essa caminhada e a melhorar a vida das pessoas e fazer o reino aqui na Terra”, disse Wagner Balieiro.

Além das muitas homenagens que recebeu por ocasião do Jubileu de Prata, padre José Afonso de Souza disse estar muito feliz pelo recebimento da honraria.

“Agradeço muito ao amigo Wagner Balieiro e aos vereadores que apoiaram na aprovação desse título. Fico muito feliz por esse reconhecimento”, disse.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos