Pró-Memória lembra a São José dos Campos de outros carnavais

Site disponibiliza imagens digitalizadas da decoração de 1979, entrega de troféus em 1986, eleição de passista, rainha e rei momo de 1989

Pró-Memória lembra a São José dos Campos de outros carnavais

A página dá acesso a acervo de documentos e fotografias como essa da eleição do rei momo em 1986. (Foto: Arquivo Público)

Atualmente o carnaval tem sido marcado pela efervescência dos blocos de rua. Mas há poucas décadas os festejos contavam com desfiles de agremiações locais e bailes nos salões dos clubes. Tinham destaque figuras simbólicas como o rei momo, personagem da mitologia grega escrachado que simbolicamente governava a cidade durante os dias de folia.

Para conhecer um pouco do passado da cidade, veja fotografias da eleição da rainha, princesa, passista e rei momo de 1989 no Cine Teatro. As imagens fazem parte do acervo do Arquivo Público digitalizado por estudantes de história da Univap e disponibilizado na página do Pró-Memória, hospedada no site da Câmara.

Criado por decreto legislativo do vereador Walter Hayashi (PSC) em 2003 e resultado de parceria entre as três instituições, o Pró-Memória também dá acesso a fotografias da apresentação à imprensa da decoração oficial para o carnaval de 1979. Ainda integra o acervo uma série de fotografias da entrega de troféus aos vencedores do carnaval de 1986. Ambos os eventos foram realizados no Paço Municipal.

Para ver as fotos, resultado da pesquisa pela palavra carnaval no site, clique aqui.

Pró-Memória

Além de fotografias do cotidiano da cidade e de atos oficiais da administração, é possível pesquisar edições de periódicos; documentação do Fórum de 1803 a 1970; correspondências do gabinete do prefeito entre 1905 e 1976; publicações acadêmicas como trabalhos de conclusão de curso, artigos, teses e dissertações e ainda a coletânea de livros com sete volumes “São José dos Campos - História e Cidade”.

Para acessar o site clique no ícone da ampulheta na página inicial da Câmara na internet ou clique aqui

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos

Palavra(s)-chave(s): Pró-Memória, carnaval