Vereador propõe criação de farmácia veterinária popular

Com medicamentos mais acessíveis à população de baixa renda, o objetivo é reduzir o abandono de cães e gatos

Vereador propõe criação de farmácia veterinária popular

Projeto visa ampliar acesso a tratamentos veterinários pela oferta de medicamentos com preço subsidiado. (Foto: Flávio Pereira/Arquivo CMSJC)

A falta de condições financeiras para arcar com os custos de tratamento veterinário é a causa de muitos casos de abandono de animais domésticos nas ruas da cidade. Para reduzir o problema, o vereador Valdir Alvarenga (SD) apresentou um projeto de lei (PL 451/17) que institui a criação, o controle e a fiscalização da farmácia veterinária popular em São José dos Campos. A proposta prevê um convênio entre poder público e estabelecimento farmacêutico privado para comercialização de medicamentos de uso veterinário destinados a animais domésticos com preços subsidiados.

A supervisão e a definição da lista de medicamentos a serem disponibilizados ficarão a cargo das secretarias municipais de Saúde e de Urbanismo e Sustentabilidade em consonância com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“É preciso criar condições para os menos favorecidos terem meios para o tratamento veterinário dos seus animais, minimizando o abandono, por exemplo, de gatos e cachorros em nossa cidade. Com um preço mais acessível, poderão seguir as orientações para fazer o tratamento do seu animal e mantê-lo saudável”, justifica o autor.