Projeto propõe atividades conjuntas entre idosos e alunos das creches municipais

O programa Espaço Compartilhado entre a Casa do Idoso e as Creches deverá ocorrer mensalmente

O objetivo do projeto é estimular a convivência respeitosa entre as diferentes gerações. (Foto: divulgação)

A vereadora Juliana Fraga (PT) apresentou um projeto de lei (PL 463/17) que cria o programa Espaço Compartilhado entre a Casa do Idoso e as creches. Em pelo menos um dia por mês os alunos de creches municipais vão realizar atividades junto com os frequentadores das quatro Casas do Idoso. O objetivo é estimular o convívio respeitoso entre crianças e idosos.

As atividades oferecidas, como alfabetização, informática básica, inglês, alongamento e dança devem ser adaptadas para a prática conjunta entre as diferentes faixas etárias.

De acordo com a autora, a proposta visa criar laços entre os dois grupos enquanto participam de atividades recreativas.  “De 2005 a 2015, a proporção de idosos no país passou de 9,8% para 14,3% e a previsão é de que em 2030 a população com 60 anos ou mais ultrapasse o número de crianças de 0 a 14 anos. Na troca de saberes, a criança aborda a sua vivência por meio do entusiasmo, da alegria, do afeto e da espontaneidade, já o idoso transcende o hoje e resgata as suas memórias pelo conhecimento, apoio e segurança. Quando é ensinado às crianças os benefícios de se conviver com a velhice, elas naturalmente percebem o idoso como um ser humano que tem sentimentos, experiências e sabedorias.”

Palavra(s)-chave(s): Espaço Compartilhado, creche, casa do idoso