Pró-Memória dá acesso ao Natal em São José dos Campos no século passado

Projeto de preservação histórica entre Câmara, Univap e Arquivo divulga fotos e jornais antigos

Pró-Memória dá acesso ao Natal em São José dos Campos no século passado

População na inauguração do calçadão da rua Sete em 23 de dezembro de 1976. (Foto: João Amado/Arquivo Público)

No mês de dezembro o calçadão da rua Sete fica ainda mais movimentado. A via exclusiva para pedestres foi inaugurada às vésperas do Natal de 1976 e as imagens registradas pelo fotógrafo João Amado podem ser acessadas no site do Pró-Memória, hospedado na página da Câmara. Para ver todas as fotos da inauguração do calçadão clique aqui

No acervo do Pró-Memória também há periódicos que relatam ações cotidianas do período de Natal no início do século passado. Por exemplo, a publicação “O Caixeiro”, dos empregados no comércio de 22 de dezembro de 1904, traz no editorial uma mensagem de incentivo a ações de caridade: “Essa será a melhor maneira de prestarmos nossas homenagens ao Deus-menino e a que lhe será mais grata”.

Também destacando a solidariedade, o Correio Joseense de 29 de dezembro de 1927 fala sobre o Natal dos Pobres, organizado por uma comissão da sociedade que recolheu donativos e distribuiu arroz, feijão, carne, café, entre outros alimentos, na praça Bento Bueno. A edição também reporta o Natal das Crianças, com distribuição de “prendas” para 150 meninos na Igreja do Rosário.

Em 29 de dezembro de 1940, a primeira página exalta a distribuição de mantimentos promovida pelas Damas da Caridade do Asilo Santo Antônio, estendida até a cadeia pública e hospitalizados na Santa Casa: “aos pobres internados foram distribuídos guloseimas e cigarros”.

Já em 8 de janeiro de 1967, último ano de circulação do jornal fundado em 1920, uma nota diz que, nos clubes, “bailes concorridos, tudo decorrendo na mais perfeita ordem e entusiasmo. As ruas do centro, bastante movimentadas apesar do mau tempo reinante, com a impertinência das chuvas o que impediu a presença de maior número de povo”.

Para conferir as edições do Correio Joseense ou outro material do acervo, basta entrar no site do Pró-Memória, clicando no ícone na página inicial da Câmara, e digitar o que procura na barra de busca. As edições digitalizadas do jornal também podem ser acessadas diretamente pelo link: http://goo.gl/ITOXY

Pró-Memória

O Pró-Memória foi criado em 2003 por meio de convênio entre a Câmara, a Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que mantém o Arquivo Público, com o objetivo de preservar e divulgar a memória da cidade.

Além do acervo iconográfico, o site disponibiliza artigos, teses, dissertações, livros publicados pelos pesquisadores integrantes do Pró-Memória, correspondências da administração municipal de 1905 a 1976 e ainda mais de 30 mil documentos do Fórum de São José dos Campos entre os anos de 1803 a 1970.

Palavra(s)-chave(s): Pró-Memória, Correio Joseense, calçadão

• Galeria de Fotos
Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos