Projeto prevê monitoramento por câmeras de vídeo em casas de repouso

O projeto possibilitará o acompanhamento de idosos em tempo real pela internet

Projeto prevê monitoramento por câmeras de vídeo em casas de repouso

Projeto visa à segurança do idoso e tranquilidade da família

Um projeto de lei (PL394/2017) do vereador Lino Bispo (PR) quer viabilizar o monitoramento em tempo real de idosos em casas de repouso e instituições privadas que prestam atendimento a pessoas da terceira idade.

A proposta torna obrigatória a instalação de câmeras de vídeo em dependências internas e áreas comuns das instituições, com exceção de banheiros, vestiários, quartos e consultórios, garantindo ao idoso o seu direito à privacidade.

“Infelizmente, não são raras as notícias publicadas sobre maus tratos praticados contra pessoas da terceira idade que estão em casas de repouso. O presente projeto de lei visa impor uma infraestrutura de proteção, além de oferecer maior segurança e tranquilidade aos familiares que poderão acompanhar os idosos durante o período em que estiverem sob os cuidados da instituição.” argumenta o vereador na justificativa da proposta.

Ainda de acordo com a proposta, apenas os responsáveis legais dos idosos ou familiares responsáveis terão acesso às imagens por meio de senha pessoal e intransferível, disponibilizada mediante cadastramento. O projeto de lei segue em tramitação na Câmara.

Palavra(s)-chave(s): Idosos, casas de reposo, monitoramento