Projeto propõe atendimento itinerante a animais na periferia de São José

Veículo adaptado e equipe compõem Programa Municipal de Saúde Pública Veterinária Itinerante

Projeto propõe atendimento itinerante a animais na periferia de São José

A proposta é percorrer prioritariamente bairros periféricos. (Foto: Flávio Pereira)

O projeto de lei 482/17, protocolado pelo vereador Esdras Andrade (SD), autoriza a criação do Programa Municipal de Saúde Pública Veterinária Itinerante, que visa oferecer tratamento aos animais domésticos abandonados ou pertencentes a cidadãos de baixa renda.

De acordo com a proposta, o programa consiste em um veículo adaptado para atendimento clínico e cirúrgico que funciona como consultório e percorre regiões periféricas da cidade com médico veterinário e auxiliares. O serviço poderá ser prestado diretamente pela prefeitura ou por meio de parceria com organizações sociais credenciadas.

O autor afirma que “o programa atenuará a dificuldade que parcela significativa da população tem de acessar as clínicas veterinárias – seja pela distância de suas residências, seja em função do custo do serviço. Além disso, oferecerá tratamento a animais abandonados que, de outro modo, dependeriam da iniciativa de organizações ou cidadãos que amparam cães e gatos de rua”.