Voluntários dão apoio a vítimas de violência, do preconceito e previnem suicídio

Programa gravado no CVV, Casa de Acolhida e Centro Dandara mostra trabalho pela recuperação da autoestima

Voluntária em atendimento telefônico no Centro de Valorização da Vida. (Foto: divulgação TV Câmara)

O Corrente do Bem que a TV Câmara exibe neste domingo (03) às 12h30 conta histórias de superação do preconceito sofrido por pessoas estigmatizadas por tentarem o suicídio, por terem contraído o vírus HIV ou por serem mulheres vítimas de violência, doméstica na maioria dos casos. Além do apoio a pessoas fragilizadas, as histórias têm em comum o voluntariado.

O programa foi conhecer o trabalho de atendimento para a recuperação da autoestima realizado por três entidades da cidade e conversou com coordenadores e voluntários no CVV - Centro de Valorização da Vida; Casa de Acolhida e Centro Dandara.

O CVV presta apoio emocional gratuito e sigiloso por telefone, chat ou pessoalmente a quem enfrenta problemas emocionais. Os voluntários passam por curso preparatório e simulações para atuar na prevenção ao suicídio.

Na Associação Nossa Casa de Acolhida, o atendimento terapêutico, espiritual e psicológico a pessoas com HIV é realizado de forma individual e em grupo. Profissionais de várias áreas fazem o acolhimento do soropositivo e família, enquanto voluntários organizam ações sociais e oficinas, por exemplo de artesanato.

O Centro Dandara forma promotoras legais populares para ampliar a conscientização de mulheres em situação de vulnerabilidade. As vítimas de violência que procuram ajuda recebem auxílio psicológico e jurídico para enfrentar os abusos.

O programa Corrente do Bem busca mostrar ações inspiradoras de voluntariado na cidade. A TV Câmara está no canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo nosso site, clicando no ícone TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para os celulares de sistema iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado pela App Store ou Play Store. O programa também ficará disponível no nosso canal do YouTube.