São José dos Campos adere ao Dia de Doar e estimula a generosidade

Lei institui o Dia de Doar no calendário oficial para reforçar apoio a entidades assistenciais

São José dos Campos adere ao Dia de Doar e estimula a generosidade

Lei em São José cria dia para estimular a doação. (Foto: Divulgação)

São José dos Campos celebra nesta terça-feira (28) o Dia de Doar.

A lei (9557/2017) que institui a data no calendário oficial de eventos da cidade, de autoria do vereador Juvenil Silvério (PSDB),  prevê que a partir desse ano, sempre no mês de novembro, a prefeitura promova atividades para mobilizar pessoas, empresas, entidades e órgãos públicos a praticar filantropia.

Em consonância com a lei, o Fundo Social de Solidariedade lançou, no último dia 7, a campanha #diadedoar para incentivar doações a organizações da sociedade civil.

A ação social inclui campanhas publicitárias e a criação do hotsite www.doasaojose.com.br para doação de roupas, fraldas, móveis, eletrodomésticos, alimentos e até mesmo parte do tempo para um grupo de quase 70 entidades assistenciais, já cadastradas na campanha.

Pelo hotsite é possível escolher a entidade que será beneficiada. Elas são divididas em nove áreas de atuação, entre elas bebês e crianças (8 entidades), criança e adolescente (10) e idosos (3). O atendimento familiar e de fortalecimento de vínculo reúne 22 entidades. Também há entidades que promovem ações com dependentes químicos (8), pessoas com algum tipo de deficiência (10) e de prevenção e tratamento do câncer (4).

Entre as principais doações solicitadas estão cestas básicas, brinquedos, fraldas, leite e pó de café, luvas, além de produtos de limpeza e de construção como cimento, piso e tinta, além de recursos financeiros.

O Fundo Social de Solidariedade e o Parque Vicentina Aranha também recebem doações de brinquedos e recursos para o restauro, respectivamente.

“A iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de colocar a lei do Dia de Doar em prática é um estímulo à cultura de doação pode contribuir para a articulação de políticas sociais que reforcem o trabalho das entidades e de pessoas que se dedicam a ajudar o próximo”, disse o vereador Juvenil Silvério.

A lei prevê ainda a realização de uma feira específica para doações com entidades sem fins lucrativos do município.

Engajamento

O Dia de Doar surgiu em 2013 no Brasil. É realizado por uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país.

A origem do movimento é nos Estados Unidos, onde começou em 2012. Foi criada por uma organização chamada 92Y, de Nova York, e hoje está no mundo todo. No exterior, a data é conhecida como #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais famosas, como a Black Friday e a Cyber Monday.