Projeto propõe faixas de retenção nos semáforos exclusivas para motocicletas

Proposta do vereador Professor Calasans Camargo (PRP) visa diminuir acidentes no trânsito

Projeto propõe faixas de retenção nos semáforos exclusivas para motocicletas

“Bolsões” ficariam entre as faixas de pedestres e de retenção de automóveis (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

O vereador Professor Calasans Camargo (PRP) quer implantar no trânsito de São José uma medida que já começa a ser adotada em algumas cidades brasileiras: as faixas de parada exclusivas para motos nos semáforos à frente dos demais veículos. Ele apresentou um projeto de lei (PL 41/2017) que prevê a delimitação de uma área de espera exclusiva para motos e bicicletas.

O projeto prevê a criação de “bolsões” entre a faixa de pedestres e a faixa de retenção dos automóveis. Segundo o vereador, a sinalização garante mais segurança aos usuários de veículos de duas rodas no momento da abertura do semáforo.

Dar prioridade nos semáforos aos motociclistas melhora a visibilidade, evita ultrapassagens e manobras e coibi a permanência deles entre os automóveis. “No trânsito devemos sempre favorecer meios de transporte mais frágeis”, explica.

Calasans destaca que a mudança também dificulta assaltos contra motoristas nos sinais de trânsito, praticados por pessoas que utilizam motos para fugir com mais rapidez.

De acordo com dados da prefeitura, São José tem uma frota de 45 mil motocicletas.

O prazo para apresentação de emendas terminou no último dia 13 e agora o projeto segue para análise nas comissões de Justiça, Economia e Transporte antes de ir a plenário para votação.

Palavra(s)-chave(s): Trânsito, motocicletas