Câmara recebe visita de alunos do Ensino Médio e Fundamental

Jovens receberam informações sobre o funcionamento do Legislativo e as funções dos vereadores

Câmara recebe visita de alunos do Ensino Médio e Fundamental

Visita a Câmara começa no memorial do Legislativo, no hall de entrada. Foto: Flávio Pereira (CMSJC)

Três escolas públicas (duas municipais e uma estadual) participaram nesta semana do programa Visite a Câmara! Cerca de 100 estudantes do ensino médio e fundamental participaram das atividades.

O vereador Fernando Petiti (PSDB) recebeu a EMEF Prof. Norma de Conti Simão na tarde desta quarta-feira (22). Já as escolas EE. Dr. Rui Rodrigues Dória e EMEF Professora Luzia Levina participaram do programa na terça- feira (21) e tiveram como acompanhantes os vereadores Cyborg (PV) e Robertinho da Padaria (PPS), respectivamente.

Os parlamentares conversaram com os jovens sobre os deveres dos políticos da Casa e as funções do Poder Legislativo.

Para a professora Martha Romeiro, responsável pela turma do quarto ano do Ensino Fundamental da escola Luzia Levina, entender a estrutura do Legislativo é importante para a conscientização política de seus alunos. “Este processo faz parte da construção da cidadania destas crianças, pois para ser cidadão é necessário conhecer o cenário político da cidade”, afirmou.

A aluna da escola Rui Dória, Daniela Batista dos Santos, de 17 anos, avaliou a visita como uma boa oportunidade para aprender mais sobre política. “Cada vez mais estamos participando da vida pública. Nas eleições do ano que vem já votaremos. Por isso é muito importante conhecermos de perto como funcionam as coisas na Câmara. Principalmente tendo esse contato direto com um vereador.”

Na programação do Visite a Câmara! os alunos conhecem o Memorial do Legislativo, que fica no hall de entrada, assistem a um vídeo institucional e encerram o roteiro passando pelo plenário, onde são realizadas as sessões.

Ao fim da visita, os estudantes receberam a nova cartilha “Conheça a Câmara”. O material explica, de forma didática, quais são as atividades exercidas pelo Legislativo joseense, além de apresentar os 21 vereadores em exercício.

Para agendar

O programa de visitação à Câmara Municipal recebe estudantes de todas as idades, de escolas públicas e particulares. Para agendar uma visita, o responsável pelo grupo deve entrar em contato com a Secretaria de Comunicação da Câmara através do telefone (12) 3925-6515 ou pelo e-mail visiteacamara@camarasjc.sp.gov.br.

Galeria de Fotos

Escola Municipal Norma De Conti Simão - Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Escola Estadual Rui Dória - Foto Flávio Pereira/CMSJC Escola Municipal Professora Luzia Levina - Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Escola Estadual Rui Dória - Foto Flávio Pereira/CMSJC Escola Municipal Professora Luzia Levina - Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Escola Estadual Rui Dória - Foto Flávio Pereira/CMSJC Escola Municipal Norma De Conti Simão - Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Escola Estadual Rui Dória- Foto Flávio Pereira/CMSJC Escola Municipal Professora Luzia Levina - Foto: Lucas Cabral/ CMSJC Escola Municipal Norma De Conti Simão - Foto: Lucas Cabral/ CMSJC

Palavra(s)-chave(s): Escola, Visite, Câmara