Câmara concede medalha de mérito educacional a professores de São José

Homenagem foi realizada em parceria com Clube de Joseenses e Amigos

Câmara concede medalha de mérito educacional a professores de São José

Cerca de 250 pessoas assistiram à homenagem aos professores de destaque em São José (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

A Câmara realizou na noite de segunda-feira (20) uma homenagem a professores que se destacaram na profissão em São José dos Campos. A cerimônia foi feita em conjunto com o Clube de Joseenses e Amigos, com a concessão da Medalha Mérito Educacional “Professor Everardo Miranda Passos” a uma escola e mais cinco educadores.

O evento foi conduzido pelo presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), e teve a participação ainda dos vereadores Amélia Naomi (PT), Dulce Rita (PSDB), José Dimas (PSDB), Professor Calasans Camargo (PRP) e Sérgio Camargo (PSDB), que entregaram as medalhas de mérito. O vereador Wagner Balieiro (PT) também esteve no evento.

Foram homenageados os professores Avilmar José da Silva (Colégio Opção), Cristiane Marcela Antunes (IMI Marilda Ferreira Brito Barros), Karin Cancas (EE Zilda Altimira Soci), Maria Zélia da Silva (aposentada da rede estadual) e Vinícius Barros Barbosa (Unip).

Como explicou o presidente do Clube de Joseenses e Amigos, José Cláudio Costa, anualmente é escolhido para a homenagem um colégio que se destaca por suas atividades na área educacional. Este ano foi o Poliedro, fundado em São José e em atividade há 25 anos.

O evento reuniu cerca de 250 pessoas, sendo a maioria do público de familiares e amigos dos homenageados.

Durante a cerimônia foi feita uma apresentação do Coral da Escola Estadual Zilda Altimira Soci e também uma homenagem à professora Mísia Ribeiro dos Santos, que recebeu a medalha de mérito educacional das mãos da neta do professor Everardo Passos, Ana Cláudia Passos Fonseca Fragoso.

Curiosidade

A entrega da honraria aos profissionais de educação ocorreu na mesma data de nascimento do professor que dá nome à medalha, Everardo de Passos Miranda, 20 de novembro.

A criação da medalha, de autoria do ex-vereador Dilermando Dié (PSDB), ganhou o nome de Everardo de Passos Miranda porque ele ficou conhecido na cidade como “semeador de escolas”.

O professor Everardo Passos também foi tema do programa Histórias e Memórias que a TV Câmara exibiu em agosto, com destaque para seu legado na educação, como as escolas que fundou, entre elas a Etep, que leva seu nome: Escola Técnica Professor Everardo Passos.

Palavra(s)-chave(s): educação, homenagem, medalha , Everardo Passos