São José tem Semana Lixo Zero até 28 de outubro

Movimento promove conscientização para reduzir a geração de resíduos; São José dos Campos criou lei em 2014

São José tem Semana Lixo Zero até 28 de outubro

Encontro com professores da rede municipal de ensino na Câmara durante programação da Semana Lixo Zero. (Foto: Divulgação Juventude Lixo Zero SJC)

São José dos Campos participa junto com 12 capitais e mais de 30 cidades da Semana Lixo Zero, incluída no calendário do município pela lei 9230/2014. Segundo o vereador Cyborg (PV), autor da lei, São José foi a primeira cidade a formalizar essa agenda por meio de legislação. “Estamos avançando na disseminação do conhecimento técnico e prático, com as escolas abrindo as portas para o diálogo. Assim as novas gerações poderão cuidar melhor do meio ambiente”, afirmou.

A semana teve início na segunda-feira (23) e vai até o próximo sábado (28). Na terça (24), a Câmara sediou um encontro com professores da rede municipal de ensino como parte da programação. O evento é dedicado à conscientização para a máxima redução de resíduos encaminhados aos aterros sanitários por meio do reaproveitamento e destinação adequada, tanto de resíduos orgânicos quanto de materiais recicláveis.

A abertura ocorreu na Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Univap. Nos encontros com estudantes e professores, o coordenador do movimento na cidade, Leonardo Magno, explicou os conceitos de lixo zero, consumo sustentável, separação de resíduos e como tornar a escola um ambiente lixo zero.  Ela também falou sobre experiências no Brasil e no exterior.

A programação prevê ainda palestras em escolas municipais e particulares, além do encerramento que será no Parque Vicentina Aranha no sábado (28), das 10h às 12h, com exposição de objetos feitos com materiais reciclados e peças do Museu do Lixo mantido pela Urbam.

Em setembro a Câmara também sediou o 4º Fórum Municipal do Lixo Zero, que reuniu professores universitários, estudantes, ativistas e representantes do poder público.

Palavra(s)-chave(s): Lixo, Semana Lixo Zero