As memórias do arquiteto Rosendo Mourão contadas pelo filho Flávio

Ele foi responsável pela execução das obras projetadas para o CTA por Niemeyer

As memórias do arquiteto Rosendo Mourão contadas pelo filho Flávio

O programa da TV Câmara produzido em parceria com o Arquivo Público resgata a memória da cidade por meio da história oral. (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

Nesta sexta-feira (20) ao meio dia, a TV Câmara exibe o programa Histórias e Memórias, produzido em parceria com o Arquivo Público, em que o arquiteto e urbanista Flávio Mourão fala sobre seu pai, o também arquiteto e urbanista Rosendo Mourão. Ele trabalhou no escritório de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro e ficou responsável pela execução do projeto do CTA em São José dos Campos entre o final da década de 1940 e anos 1950.

O complexo abrange as salas de aula e biblioteca do ITA, Laboratório de Aerodinâmica, alojamento de estudantes, moradia dos militares, entre outros edifícios. “Hoje a concepção original está descaracterizada por uma série de intervenções, mas é um importante conjunto modernista”, afirma Flávio.

De acordo com ele, o pai mantinha bom relacionamento com os militares, enquanto Niemeyer, filiado ao Partido Comunista, não era bem visto. O cearense Rosendo Mourão acabou ficando em São José dos Campos a convite do comandante do CTA, o então marechal Casemiro Montenegro, e atuou junto à AEA (Associação dos Engenheiros e Arquitetos) no planejamento urbano. “Ele inclusive foi responsável por São José não ter prédios com mais de 10 andares por muitos anos, usando a pista do CTA como argumento. Meu pai queria que a cidade tivesse uma cara mais europeia, com edifícios baixos ao invés de arranha-céus”, conta Flávio, que é professor do Departamento de Arquitetura da UNITAU. .

No depoimento, ele também comenta temas urbanísticos atuais como a preservação do Banhado, ocupação da cidade e infraestrutura de mobilidade, limites da verticalização e integração metropolitana.

A TV Câmara está no canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo nosso site, clicando no ícone TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para os celulares de sistema iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado pela App Store ou Play Store. O programa também ficará disponível no nosso canal do YouTube.