Frente Parlamentar da Câmara realiza Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras

Evento gratuito marca o Dia Municipal do Empreendedor, 5 de outubro

Frente Parlamentar da Câmara realiza Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras

Palestrantes contam suas experiências no Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras. (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

Na manhã desta quarta-feira (4) mais de 250 pessoas participaram do Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras, organizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara Municipal. Cerca de metade dos participantes eram estudantes de ensino médio do Instituto Alpha Lumen, do Centro de Educação Empreendedora (Cedemp), Cephas, Senac e Colégio Embraer.

Segundo o ex-prefeito Emanuel Fernandes, o poder público deve promover o empreendedorismo e estimular os diversos tipos de inteligência e aptidão. Ele relembrou a experiência do CASD - Curso Alberto Santos Dumont, em que há 20 anos alunos voluntários do ITA preparam estudantes sem condições financeiras para prestar vestibular em universidades públicas. Também lembrou a criação de programas como o CEPHAS – Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza, a Feira do Jovem Empreendedor Joseense e o Banco do Povo. “É preciso dar oportunidade às pessoas interessadas e despertar o espírito empreendedor nos jovens”.

A ex-nadadora olímpica e empresária Fabíola Molina contou sobre a conquista do sonho de ser atleta olímpica e como se tornou uma empreendedora que exporta sua marca brasileira de moda esportiva e praia para mais de 60 países e emprega 36 mulheres. “O mundo empresarial é tão competitivo quanto o esportivo e é preciso se esforçar para inovar e oferecer produtos de qualidade”.

O último palestrante foi o administrador de empresas e gerente da unidade do Sebrae de São José dos Campos, Rodrigo Matos do Carmo, com o tema “Empreendedorismo como opção de carreira”. A unidade de São José atende 18 municípios e faz em média 50 mil atendimentos por ano. Ele lembrou que no século passado, no contexto do pós-guerra, os trabalhadores buscavam a estabilidade em grandes corporações multinacionais, mas atualmente as pessoas buscam empreender seja por oportunidade ou necessidade. Nos últimos 10 anos, houve crescimento de mais de 50% em novos empreendimentos. Os empreendedores brasileiros somam aproximadamente 45 milhões de pessoas, sendo 39% de 18 a 34 anos. E ressaltou a importância do planejamento e preparação para minimizar os riscos nos negócios.

Ao final das apresentações, o público pôde fazer perguntas para os palestrantes.

Estavam presentes os vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Empreendedorismo, criada em março: o presidente Fernando Petiti (PSDB); o presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), Marcão da Academia (PTB) e Sérgio Camargo (PSDB), além de Cyborg (PV), Ducle Rita (PSDB) e Maninho Cem Por Cento (PTB). E ainda a secretária de Educação e Cidadania, Cristine de Angelis Pinto.

“Os três palestrantes falaram a esses jovens que eles podem transformar sonhos em realidade. O próprio fórum é a concretização de uma ideia para nós, vereadores, que criamos a Frente Parlamentar com o objetivo de incentivar, com leis e ações, o empreendedorismo na cidade”, disse Petiti.