Câmara promove Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras nesta quarta-feira (4)

Evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo terá duas palestras e um case de sucesso

Câmara promove Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras nesta quarta-feira (4)

Membros da Frente Parlamentar se reúnem para discutir a realização do evento (Foto: Arquivo/Lucas Cabral/CMSJC)

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Câmara Municipal promove nesta quarta-feira (4), às 9h, o Fórum Joseense de Ideias Empreendedoras. O objetivo é oferecer ao público, especialmente aos jovens estudantes, informações e experiências que estimulem o empreendedorismo como opção de futuro.

O evento terá a participação do ex-prefeito Emanuel Fernandes, da ex-nadadora olímpica e empresária Fabíola Molina e do gerente do Sebrae de São José, Rodrigo Matos do Carmo.

O tema da palestra de Emanuel Fernandes será “A experiência empreendedora de São José dos Campos”. Prefeito por dois mandatos (1997 a 2004), Emanuel introduziu o tema empreendedorismo nas escolas municipais, criou a Feira do Jovem Empreendedor Joseense e implantou programas que deram a São José o reconhecimento de cidade empreendedora. Formado em engenharia aeronáutica pelo ITA, o ex-prefeito foi deputado federal por dois mandatos consecutivos, secretário estadual de Habitação e de Planejamento.

No case de sucesso, o destaque é a ex-nadadora olímpica Fabíola Molina que falará sobre a sua experiência profissional como empresária. Em 2004, ela fundou uma empresa de moda esportiva e moda praia, com uma linha de produtos para treino e competição diferenciada ao substituir os tons escuros dos maiôs e sungas por peças coloridas e estampadas. Hoje os produtos são comercializados em todo o Brasil e em 50 países. A marca da empresária foi licenciada para as Olimpíadas Rio 2016.

A última palestra será com o gerente da unidade do Sebrae de São José dos Campos, Rodrigo Matos do Carmo, com o tema “Empreendedorismo como opção de carreira”. Matos é administrador de empresas e há 13 anos atua como gerente regional no Sebrae. Trabalhou nas regionais de Barretos, São João da Boa Vista e Ribeirão Preto. A unidade de São José é uma das maiores do interior do Estado. Atende 18 municípios e faz em média 50 mil atendimentos por ano.

Ao final das apresentações, o público poderá fazer perguntas para os palestrantes e haverá sorteios de brindes. O evento é gratuito e não tem inscrição.

Segundo o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, vereador Fernando Petiti (PSDB), o fórum deve abordar aspectos como inovação, educação empreendedora, profissionalização, dificuldades e desafios comuns na trajetória de um empreendedor.

Também compõem a Frente Parlamentar, criada em março, o presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), e os vereadores Marcão da Academia (PTB) e Sérgio Camargo (PSDB).

O evento é em comemoração ao Dia Municipal do Empreendedor (5/10), que desde 2014 faz parte do calendário oficial de festas e comemorações do município.

Palavra(s)-chave(s): Frente Parlamentar, Empreendedorismo