Exposição na Câmara chama a atenção para trânsito mais seguro

No Legislativo, há propostas para ampliar a discussão sobre mobilidade urbana

Exposição na Câmara chama a atenção para trânsito mais seguro

A exposição ficará no hall de entrada da Câmara até o dia 26 deste mês (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

Na semana em que o país discute ações em favor de um trânsito mais seguro, a Câmara Municipal abre espaço para uma exposição de quadros sobre o tema. A mostra faz parte da campanha “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Dentro da Semana Nacional de Trânsito, o objetivo é conscientizar a população sobre suas responsabilidades, principalmente na condição de motoristas, sobre a ocorrência de acidentes.

Os quadros são de autoria do grafiteiro Frederico dos Santos, conhecido como Mr. Fred, e ilustram tanto exemplos positivos – como uso correto da cadeira para crianças – mas também alguns maus hábitos de motoristas, como dirigir e falar ao celular.

A exposição pode ser vista no hall de entrada da Câmara até o dia 26 de setembro.

Projetos de Lei

No âmbito do Legislativo, há projetos que buscam ampliar a discussão sobre mobilidade urbana e trânsito mais seguro, especialmente em ações voltadas para a segurança de pedestres.

De autoria da vereadora Dulce Rita (PSDB), o PL 269/2017 propõe instituir na cidade o Estatuto do Pedestre. O texto propõe estabelecer uma série de deveres e direitos de quem está inserido nas regras de trânsito mesmo sem usar veículo de transporte.

Um dos artigos estabelece que “todos os pedestres têm o direito de ir e vir, de circular livremente a pé, ou com carrinhos de bebê ou em cadeiras de rodas, nas faixas de travessia sinalizadas das vias, nos passeios públicos, calçadas, praças e áreas públicas, sem obstáculos de qualquer natureza, assegurando-lhes segurança, mobilidade, acessibilidade e conforto, protegendo, em especial, as crianças, as pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e as da terceira idade”.

Já o PL 185/2017, assinado pelos vereadores Fernando Petiti (PSDB) e Renata Paiva (PSD), propõe instituir e incluir no calendário oficial de festas e eventos a Semana Municipal de Segurança ao Pedestre.

Um dos pontos ressaltados no projeto é o desenvolvimento de ações de educação para o trânsito dirigida aos motoristas e pedestres, visando o respeito à faixa de segurança.

Palavra(s)-chave(s): Trânsito, Mobilidade Urbana, Pedestre, Mr. Fred