Histórias e Memórias revela a família de educadores do professor Everardo Passos

No programa da TV Câmara que vai ao ar sexta (1), às 12h, Ana Maria relembra quem foi seu pai, fundador de escolas

Ana Maria e Márcia Passos, duas das quatro filhas do professor Everardo Passos. (Foto: Flávio Pereira/CMSJC)

O legado do paulistano que adotou São José dos Campos foram as escolas que fundou, entre elas a ETEP, que leva o seu nome: Escola Técnica Professor Everardo Passos. “Entre os pertences dele, há um recibo das cadeiras que comprou para montar um curso preparatório noturno voltado aos jovens que trabalhavam. Na época não existia ensino nesse horário”, diz Ana Maria Macedo Passos Fonseca, que recebeu a equipe da TV em casa com a irmã Márcia.

No programa Histórias e Memórias que a TV Câmara exibe nesta sexta (1) ao meio dia, a filha caçula do professor Everardo Passos conta que ele chegou à cidade com a família em busca da cura para duas irmãs com tuberculose. Aqui se tornou professor do colégio Olavo Bilac, onde conheceu a esposa, Junia Macedo Passos, também professora e filha de educadores. O casal teve quatro filhas, todas professoras.

“Meu pai era um sonhador. Tinha um ideal de educação como eu nunca vi igual”, relembra Ana Maria, que guarda a imagem de um homem severo, tanto no papel de pai quanto no de professor. “Ele tinha sensibilidade, elogiava e punia quando era preciso”.

Ela recorda ainda o respeito que o pai tinha pelos símbolos, como a bandeira do estado de São Paulo. “São José dos Campos não tinha bandeira, então ele teve a ideia de promover um concurso com a prefeitura, vencido pelo estudante João Vitor Strauss”.

O programa Histórias e Memórias é produzido em parceria pela TV Câmara e o Arquivo Público. A TV Câmara está no canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo nosso site, clicando no ícone TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para os celulares de sistema iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado pela App Store ou Play Store. O programa também ficará disponível no nosso canal do YouTube.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos