Vereadores sugerem emendas ao orçamento nas áreas de Segurança, Educação e Saúde

Demandas foram apresentadas à Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp durante audiência pública

Os vereadores Robertinho da Padaria (PPS) e Dulce Rita (PSDB) fizeram parte da mesa de trabalho. (Fotos: Lucas Cabral)

A ampliação de investimentos nas áreas de segurança pública, educação e saúde foram as principais demandas encaminhadas pelos vereadores de São José dos Campos ao orçamento do Estado de 2018, estimado em R$ 206 bilhões.

Pelo menos 10 vereadores apresentaram sugestões durante audiência pública realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa (Alesp), no último dia 21.

Entre os pedidos está o aumento no efetivo das polícias Militar e Civil, a implantação de novas delegacias de polícia no Distrito de Eugênio de Melo, Putim e Novo Horizonte e a reabertura das bases comunitárias da Polícia Militar nas regiões norte e oeste. Também foram solicitadas a construção de hospitais e a ampliação de unidades de saúde. Na educação, os pedidos são para construção e manutenção de escolas e pela ampliação do ensino em tempo integral. Os parlamentares apresentaram ainda demandas na área da infraestrutura.

A vereadora Amélia Naomi (PT) destacou a perda de investimentos da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) no primeiro semestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado. Ela criticou ainda o fechamento da base comunitária da Polícia Militar nos bairros Alto da Ponte e Jardim das Indústrias, a falta de investimentos nas escolas estaduais e a falta de medicamentos de alto custo.

O vereador Cyborg (PV) solicitou mais equipamentos e veículos para as polícias Civil e Militar e maior efetivo para as duas corporações, além da polícia científica; a liberação do acesso à rodovia Carvalho Pinto pelos bairros Bom Retiro e Serrote, em São José, e investimentos na área social a dependentes químicos no município. Na audiência, Cyborg destacou ainda que o orçamento estadual representa o 21º PIB do mundo, maior até de países como Argentina.

A vereadora Dulce Rita (PSDB) elencou 25 demandas ao governo estadual em São José. Entre elas, há pedidos nas áreas de segurança, como implantação de uma delegacia de polícia no distrito de Eugênio de Melo e reforma dos distritos policiais; de saúde, com a construção de um hospital para a terceira idade ou convênio com hospital já existente, construção de uma UPA para atendimento de saúde mental e aumento de repasse de verbas para hospitais conveniados; na área de educação, foram pedidos uma nova escola de 1º e 2º graus no bairro Capão Grosso e Eugênio de Melo, entre outros.

O vereador José Dimas (PSDB) pediu melhorias envolvendo a produção agrícola na cidade como a instalação de Poupatempo Ambiental Rural e de uma Casa da Agricultura; financiamento para equipamentos de maquinário de manutenção de estradas rurais e a criação de polo tecnológico para estudos agrícolas.

O vereador Lino Bispo (PR) falou na audiência sobre as áreas que considera prioritárias para a atenção do governo estadual: saúde, educação e segurança. Ele especificou que para a educação é importante melhores condições para os professores.

O vereador Marcão da Academia (PTB) fez pedidos nas áreas de segurança (aumento de efetivo nas polícias civil e militar); saúde (aumento de efetivo em unidades de saúde) e esporte (construção de pista de corrida, cobertura da quadra no Centro Poliesportivo João do Pulo e construção de quadra de grama sintética na Praça Ver. Aloisio Petiti).

O vereador Prof. Calasans Camargo (PRP) solicitou aumento do contingente das polícias Militar e Civil; ampliação do número de escolas integrais de Ensino Médio; reforma do ginásio e da Escola Estadual João Cursino e manutenções na Rodovia SP-50.

O vereador Robertinho da Padaria (PPS) solicitou melhorias na área de infraestrutura, como a substituição da ponte que liga a avenida Salinas (Bosque dos Eucaliptos) à avenida dos Evangélicos (Campo dos Alemães) de madeira por concreto e também a reforma de uma escola estadual no Campo dos Alemães.

O vereador Roberto do Eleven (PRB) apresentou requerimento para manutenção da Escola Estadual Profa. Geraldina Coelho Monteiro, no Jardim Nova Michigan.

O vereador Wagner Balieiro (PT) apresentou documento solicitando 12 demandas. Entre elas, a necessidade de reposição do aumento do efetivo para as polícias civil e militar, novo distrito policial para a região do Putim e Novo Horizonte e reforma do 5º DP. Na área de infraestrutura, sugeriu a construção da Via Jaguari e construção de passarela na Vila Luchetti, na avenida Mário Covas. Na área de educação, pediu a contratação de professores e na saúde pediu para que o Hospital Regional priorize vagas a pacientes de São José.

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos Galeria de Fotos