Câmara tem nova ferramenta de pesquisa de projetos, leis e documentos. Acesse Processo Legislativo.

Notícias

Próvisão recebe medalha Cassiano Ricardo na Câmara pelos 35 anos de serviços

Hospital é referência regional em saúde oftalmológica e reabilitação visual; média de atendimentos diários é 740 pessoas


Próvisão recebe medalha Cassiano Ricardo na Câmara pelos 35 anos de serviços

A medalha foi entregue a João Hildebrando Rodrigues, presidente do Hospital Próvisão pelos vereadores. (Fotos: Lucas Cabral/CMSJC)

O Hospital Próvisão recebeu a medalha Cassiano Ricardo, nesta sexta-feira (18), em cerimônia na Câmara pelos 35 anos de serviços prestados à cidade.

O projeto de decreto legislativo que concedeu a honraria foi proposto pelo vereador Juvenil Silvério (PSDB), presidente da Câmara, e aprovado por unanimidade.

Cerca de 150 pessoas acompanharam a solenidade. Entre eles, o secretário de saúde de São José, Oswaldo Huruta, o presidente da loja maçônica Duque de Caxias 1357, Anderson Gouvêa, além de membros da diretoria do Próvisão como o presidente do Conselho Deliberativo, Dalvi Rosa Moreira, e o presidente do hospital, João Hildebrando Rodrigues.

Os vereadores Cyborg (PV) e Dr. Elton (PMDB) também participaram do evento.

Autor da homenagem, o vereador Juvenil Silvério (PSDB) destacou a história do hospital e os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória. “O Próvisão tem uma belíssima história. E apesar de todas as dificuldades  pelas quais passou, teve uma gestão que sempre trabalhou  para prestar um atendimento com excelência e que dá orgulho a todos que fazem parte desta família”, disse.

A cerimônia contou com a participação de pessoas atendidas pelo Próvisão, como Osmi de Lara, que cantou o hino nacional, e os integrantes do coral Luz do Som, que se apresentaram sob a regência dos professores Lúcio e Adriano. Eles cantaram as canções “Azul da cor do mar”, de Tim Maia, e “Qui Nem Jiló”, de Luiz Gonzaga.

Um vídeo institucional sobre o hospital também foi apresentado.

A medalha e o diploma foram entregues a João Hildebrando Rodrigues, presidente da instituição, pelas mãos do vereador Juvenil. A funcionária mais antiga, Nadir Aparecida de Oliveira, e a superintendente, Meire Guilharducci, receberam flores.

João Hildebrando Rodrigues agradeceu a homenagem. “É uma grande honra para nós, integrantes e voluntários, sermos reconhecidos pela qualidade do serviço que oferecemos”.

O secretário de Saúde, Oswaldo Huruta, afirmou que a homenagem é justa. “O Próvisão é uma grande parceria na assistência oftalmológica. Uma instituição de excelência”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Hospital, Dalvi Rosa Moreira, destacou a missão filantrópica. “A missão do hospital é prestar assistência aos portadores de deficiência da visão. Nosso centro de reabilitação conseguiu dar qualidade de vida para muitas pessoas”.

O presidente da Loja Maçônica Duque de Caxias 1357,  Anderson Gouvêa, disse que o hospital é merecedor da homenagem. “A loja continuará apoiando esse trabalho profícuo. Que o grande arquiteto, que é Deus, continue abençoando a ação de todos”.

Depoimentos

Pacientes atendidos pelo hospital também destacaram o trabalho oferecido. A paciente Neuza Santos Ribeiro falou sobre o atendimento recebido. “Sou paciente de longa data. Faço tratamento de oftalmo e de outras patologias e sempre fui bem atendida.” “Lá descobri que tinha catarata e, graças ao alto nível dos especialistas, hoje posso dizer que voltei a ter uma melhor qualidade de vida porque vejo tudo bonito e perfeito. Não preciso mais de óculos.”

Gustavo Rodolfo Lemes falou em nome dos pacientes da reabilitação. Ele perdeu a visão em um acidente de carro, em 2013, e afirmou que encontrou no Próvisão a oportunidade de se reabilitar. “Faço fono, tenho atendimento psicológico e pratico judô”, disse.

 

História

Fundado em 1982, o Próvisão nasceu com a proposta de prestar atendimento gratuito para pessoas com doenças oculares, com deficiência visual, surdocegueira e múltiplos sensoriais.

Ao longo de quase quatro décadas, o hospital se consolidou como referência de atendimento de qualidade e como parceiro estratégico dos serviços públicos de saúde.

O hospital promoveu mutirões de atendimento em parceria com a prefeitura e oferece serviços gratuitos à população.

Hoje, o Próvisão atende em média 740 pessoas por dia. São 240 atendimentos no centro de assistência e reabilitação e outras 500 no hospital, entre consultas, exames e cirurgias. O Provisão também oferece atividades de reabilitação, esportivas, de inclusão social, preparação e inserção no mercado de trabalho.

É também Centro de Referência Oftalmológica e de Reabilitação Visual do Departamento Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde para a região do Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).