Arquiteto Zanine Filho relembra fábrica de móveis do pai e projetos arquitetônicos

Depoimento ao programa Histórias e Memórias estreia nesta sexta (18) ao meio dia na TV Câmara

O arquiteto também fala do bisavô prefeito e do tio Edward Simões, que foi dono e editor do jornal Valeparaibano. (Foto: Lucas Cabral/CMSJC)

O arquiteto José Zanine Caldas Filho nasceu em São Paulo e veio morar em São José ainda criança, aos seis anos, quando seu pai abriu uma fábrica de móveis na Av. Rui Barbosa, em um terreno cedido pela família Gomes, proprietária da Tecelagem Parahyba.

José Zanine Caldas, o pai, fazia maquetes em madeira para Oscar Niemeyer, Sérgio Bernardes e Rino Levi, de projetos arquitetônicos como o Edifício Copan e o Conjunto Nacional na Avenida Paulista, além do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Um de seus legados é o paisagismo da praça Afonso Pena, em São José dos Campos: “Lembro que ele passava dias buscando plantas e mudas nas serras do Mar e da Mantiqueira”.

Já a família materna tem uma ligação mais antiga com a cidade. “Meu bisavô é o coronel José Domingues Vasconcelos, prefeito duas vezes (entre 1906 e 1908 e depois nos anos de 1932 e 1933)”.

O primeiro emprego, aos 14 anos, foi no escritório de Luiz Erasmo de Moreira. Depois, Zanine Filho cursou a graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos (FAU SJC).

Ele conta ainda que a intenção de seu pai ao instalar a fábrica “Móveis Z” era popularizar objetos de decoração de linha moderna, porém o estilo acabou elitizado. O trabalho chamou a atenção do marechal Casemiro Montenegro Filho, que o escolheu para mobiliar as casas do CTA. Essas e outras lembranças, como a do tio Edward Simões, que foi proprietário e editor do jornal Valeparaibano, estão no programa Histórias e Memórias, produzido em parceria com o Arquivo Público, que estreia nesta sexta (18) às 12h.

A TV Câmara está no canal 7 da NET e 9 da Vivo TV. Quem não é assinante das operadoras também pode assistir pelo nosso site, clicando no ícone TV Câmara, ou pelo aplicativo disponível para os celulares de sistema iOS e Android. O aplicativo pode ser baixado pela App Store ou Play Store. O programa também ficará disponível no nosso canal do YouTube.